Encontrei na Marie Claire Ideias, na revista em papel nº56 de 2005, uma lista das bodas de casamento que partilho para quem estiver interessado. No entanto, encontrei num blog uma lista um pouco diferente.
1 ano- bodas de algodão
2 anos- bodas de couro
3 anos- bodas de trigo
4 anos- bodas de cera
5 anos- bodas de madeira
6 anos- bodas de chipre*
7 anos- bodas de lã
8 anos- bodas de papoila
9 anos- bodas de faiança
10 anos- bodas de estanho
11 anos- bodas de coral
12 anos- bodas de seda
13 anos- bodas de lírio do vale
14 anos- bodas de chumbo
15 anos- bodas de cristal
16 anos- bodas de safira
17 anos- bodas de rosa
18 anos- bodas de turquesa
19 anos- bodas de cretone
20 anos- bodas de porcelana
21 anos- bodas de opala
22 anos- bodas de bronze
23 anos – bodas de berílio
24 anos- bodas de cetim
25 anos- bodas de prata
26 anos- bodas de jade
27 anos- bodas de mogno
28 anos- bodas de níquel
29 anos- bodas de veludo
30 anos- bodas de pérola
31 anos- bodas de carneira (pele)
32 anos- bodas de cobre
33 anos- bodas de pórfiro **
34 anos- bodas de âmbar
35 anos- bodas de rubi
36 anos- bodas de musselina
37 anos- bodas de papel
38 anos- bodas de mercúrio
39 anos- bodas de crepe
40 anos -bodas de esmeralda
41 anos- bodas de ferro
42 anos- bodas de nacre ***
43 anos- bodas de flanela
44 anos- bodas de topázio
45 anos- bodas de prata dourada
46 anos- bodas de lavanda
47 anos- bodas de caxemira
48 anos- bodas de ametista
49 anos- bodas de cedro
50 anos- bodas de ouro
55 anos- bodas de orquídea
60 anos- bodas de diamante
65 anos- bodas de jacarandá
Notas:
*- penso tratar-se de pó-de-chipre ou almíscar.
**- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3rfiro
***- http://en.wikipedia.org/wiki/Nacre
20.11.12
19.11.12
A não perder
No mês de Dezembro, dos dias 1 a 9, vai decorrer o 1º Ciclo de Construção Natural em Sintra.
Entre outras coisas, aprende-se estruturas de madeira, fundações e embasamentos, tabique rebocado.
Todo o programa engloba várias actividades, pequeno-almoço, almoço e jantar e palestras, filmes e tertúlias a partir das 21:30. Uma semana inteira por 100€ ou 20€ por cada módulo.
Visitem a página em http://quintadoluzio.wordpress.com/construcaonatural/
13.11.12
Re-start
Cansei-me da imagem do blog.
Já não me dava muito prazer visitá-lo, não me identificava com as cores e achei que o link de apoio ao Japão, a propósito da calamidade, já não era adequado. Retirei-o simplesmente, sem dramas.
Esta leveza que sinto agora no design novo inspira-me a ideias claras e límpidas. Talvez por sentir assim as minhas ideias e o meu espírito é que senti esta necessidade de mudança. A propósito de espírito tenho andado a ler um livro dum tal Howard Cutler acerca do Dalai Lama. O livro intitula-se Um guia para a vida. Penso que a leitura me permitiu organizar algumas ideias. O que acho mais interessante é a escrita me ter parecido tão próxima e não tenho largado o livro. Já ia a meio do livro quando prestei atenção ao facto do autor dizer que é psiquiatra e, ainda mais à frente, mencionar Viktor Frankl. Às vezes sou tão despassarada!
O livro fala dos ensinamentos do budismo acerca da felicidade e o que fazer para a atingir. O autor descreve algumas conversas que foi tendo com o Dalai Lama e vai fazendo um contraponto com as teorias da psicologia e com algumas técnicas dos vários modelos de psicoterapia. Posso dizer que existem tantos pontos comuns. Por vezes, na história humana, é mesmo isto que se passa. Em pontos diferentes do planeta alguns humanos vão desenvolvendo teorias ou filosofias coincidentes apenas porque se debruçam e observam a natureza humana. A filosofia budista é muito mais antiga do que a psicologia, do que a psicanálise, do que as psicoterapias. Por isso, nalguns pontos divergentes, o budismo vai um pouco mais além. Bem, não me parece estar a ser justa. O que se passa é que os ensinamentos budistas congregam muitas das ideias e resultados de estudos que têm vindo a ser desenvolvidos por diversos autores dentro da psicologia. E o facto de congregar aspectos da neurologia com aspectos da psicoterapia cognitvo-comportamental ou da psicoterapia dinâmica dá-me a ideia de ir mais além.
Encontrei este livro na biblioteca perto da minha casa. Ou o livro encontrou-me a mim.
Quase quinzenalmente vou à biblioteca com a minha filha mais nova. Ou seja, entramos na biblioteca. Passamos lá todos os dias nas nossas viagens entre casa e escola mas raramente entramos: esquecemos o livro ou o filme para trocar. Por isso acabamos por fazer visitas quinzenais. Quando lá vou trago sempre qualquer coisa para mim. Mas, depois de olhar para as várias prateleiras com livros, acabo por apanhar um livro que esteja na mesa, mesmo à entrada, e que me tenha captado a atenção. Este livro que ando agora a ler também estava nessa mesma mesa à entrada. Começo a pensar que algum livro ali me espera. Quando terminar este veremos o que a sorte me traz.
Até lá tenho o espírito límpido e claro.
Já não me dava muito prazer visitá-lo, não me identificava com as cores e achei que o link de apoio ao Japão, a propósito da calamidade, já não era adequado. Retirei-o simplesmente, sem dramas.
Esta leveza que sinto agora no design novo inspira-me a ideias claras e límpidas. Talvez por sentir assim as minhas ideias e o meu espírito é que senti esta necessidade de mudança. A propósito de espírito tenho andado a ler um livro dum tal Howard Cutler acerca do Dalai Lama. O livro intitula-se Um guia para a vida. Penso que a leitura me permitiu organizar algumas ideias. O que acho mais interessante é a escrita me ter parecido tão próxima e não tenho largado o livro. Já ia a meio do livro quando prestei atenção ao facto do autor dizer que é psiquiatra e, ainda mais à frente, mencionar Viktor Frankl. Às vezes sou tão despassarada!
O livro fala dos ensinamentos do budismo acerca da felicidade e o que fazer para a atingir. O autor descreve algumas conversas que foi tendo com o Dalai Lama e vai fazendo um contraponto com as teorias da psicologia e com algumas técnicas dos vários modelos de psicoterapia. Posso dizer que existem tantos pontos comuns. Por vezes, na história humana, é mesmo isto que se passa. Em pontos diferentes do planeta alguns humanos vão desenvolvendo teorias ou filosofias coincidentes apenas porque se debruçam e observam a natureza humana. A filosofia budista é muito mais antiga do que a psicologia, do que a psicanálise, do que as psicoterapias. Por isso, nalguns pontos divergentes, o budismo vai um pouco mais além. Bem, não me parece estar a ser justa. O que se passa é que os ensinamentos budistas congregam muitas das ideias e resultados de estudos que têm vindo a ser desenvolvidos por diversos autores dentro da psicologia. E o facto de congregar aspectos da neurologia com aspectos da psicoterapia cognitvo-comportamental ou da psicoterapia dinâmica dá-me a ideia de ir mais além.
Encontrei este livro na biblioteca perto da minha casa. Ou o livro encontrou-me a mim.
Quase quinzenalmente vou à biblioteca com a minha filha mais nova. Ou seja, entramos na biblioteca. Passamos lá todos os dias nas nossas viagens entre casa e escola mas raramente entramos: esquecemos o livro ou o filme para trocar. Por isso acabamos por fazer visitas quinzenais. Quando lá vou trago sempre qualquer coisa para mim. Mas, depois de olhar para as várias prateleiras com livros, acabo por apanhar um livro que esteja na mesa, mesmo à entrada, e que me tenha captado a atenção. Este livro que ando agora a ler também estava nessa mesma mesa à entrada. Começo a pensar que algum livro ali me espera. Quando terminar este veremos o que a sorte me traz.
Até lá tenho o espírito límpido e claro.
12.11.12
Bolo depois das oito
Noutro bolo feito para um dos aniversários cá de casa, resolvi fazer uma brincadeira.
Tratava-se dum bolo revestido a creme de chocolate. Tinha um ar
delicioso. Coloquei no bolo um cartaz em papel, preso em palitos, e que dizia: "Depois das oito".
Era suposto ser um enigma. Mas a primeira pessoa que se manifestou foi a
minha filha de 9 anos que, muito zangada, me perguntou porque só
podíamos comer o bolo depois das oito horas.Chamou-me má mas sossegou
quando lhe expliquei que era um enigma e que o bolo só podia ser aberto
depois de resolverem o enigma do nome. A festa começou, os convidados
foram aparecendo e todos estavam impacientes para resolver o enigma. É claro que quem o decifrou se calou bem caladinho para os outros terem oportunidade de pensar. Esta foto mostra a fatia de bolo de chocolate e recheio de menta ou after-eight.
Bolos e bolos (novamente)
Parece que nos últimos tempo apenas publico bolos, bolsas e móveis recuperados.
Aqui ficam mais dois bolos. O primeiro é lime cake ou bolo de lima. Tirei a receita da net e experimentei fazer para um dos aniversários cá da família. Estava deliciosamente fresco. A massa é feita com sumo de lima e decora-se com glacé salpicada com raspa de casca de lima.
Aqui ficam mais dois bolos. O primeiro é lime cake ou bolo de lima. Tirei a receita da net e experimentei fazer para um dos aniversários cá da família. Estava deliciosamente fresco. A massa é feita com sumo de lima e decora-se com glacé salpicada com raspa de casca de lima.
Trabalhos terminados
Tenho demorado em mostrar como ficaram alguns móveis que andei a recuperar.
Tinha encontrado uma cadeira no Algarve que já tinha mencionado antes mas agora posso mostrar como ficou. Gosto tanto dela que ficou no meu quarto. Não tem servido para nada, mas penso nela para ser usada um dia quando for velhinha e estiver doente: as visitas hão-de sentar-se nela. Foi lixada e tive de colar alguns pontos mais frágeis ou descolados. Depois foi pintada com duas demãos de tinta lilás.
O candeeiro ao canto também foi recuperado. Era um candeeiro que tinha sido duma tia-avó do meu marido. Da primeira vez que veio para nossa casa tratei dele mantendo o estado original: lixei suavemente e encerei. Entretanto mudei de casa e o candeeiro não se enquadrava na decoração que eu gosto para além de estar a precisar de tratamento. Optei por pintá-lo num tom de cinzento que me transmite calma, frescura e ambientes suaves. Como ainda não encontrei um abatjour que goste, optei por colocar por cima do antigo um tecido de seda preso com um laçarote. Acho que para já é um elemento de gozo e divertimento. Estou a falar do abatjour. É que cada vez que olho para ele dá-me vontade de rir. Estes elementos na decoração também fazem falta.
Podem ver, nas fotos em baixo, o antes e o depois da recuperação.
Tinha encontrado uma cadeira no Algarve que já tinha mencionado antes mas agora posso mostrar como ficou. Gosto tanto dela que ficou no meu quarto. Não tem servido para nada, mas penso nela para ser usada um dia quando for velhinha e estiver doente: as visitas hão-de sentar-se nela. Foi lixada e tive de colar alguns pontos mais frágeis ou descolados. Depois foi pintada com duas demãos de tinta lilás.
O candeeiro ao canto também foi recuperado. Era um candeeiro que tinha sido duma tia-avó do meu marido. Da primeira vez que veio para nossa casa tratei dele mantendo o estado original: lixei suavemente e encerei. Entretanto mudei de casa e o candeeiro não se enquadrava na decoração que eu gosto para além de estar a precisar de tratamento. Optei por pintá-lo num tom de cinzento que me transmite calma, frescura e ambientes suaves. Como ainda não encontrei um abatjour que goste, optei por colocar por cima do antigo um tecido de seda preso com um laçarote. Acho que para já é um elemento de gozo e divertimento. Estou a falar do abatjour. É que cada vez que olho para ele dá-me vontade de rir. Estes elementos na decoração também fazem falta.
Podem ver, nas fotos em baixo, o antes e o depois da recuperação.
7.10.12
Bolo de aniversário
Fiz este bolo de aniversário para a comemoração dos 50 anos do meu marido.
É composto por dois bolos.
Um dos bolos tem massa simples embora eu tenha adicionado um sabor leve de menta. O outro é de chocolate. O recheio e a cobertura são feitos de mascarpone a açúcar. Adicionei frutos do bosque e alguns morangos do meu jardim para uma decoração mais natural e colorida. As velas foram oferecidas pela mãe do meu marido, a minha sogra, que é muito boa pessoa, muito serena e muito prestável.O azul de um ar ainda mais delicado ao conjunto.
O bolo deu-me muito prazer de fazer e de partilhar. Estava saboroso.
É composto por dois bolos.
Um dos bolos tem massa simples embora eu tenha adicionado um sabor leve de menta. O outro é de chocolate. O recheio e a cobertura são feitos de mascarpone a açúcar. Adicionei frutos do bosque e alguns morangos do meu jardim para uma decoração mais natural e colorida. As velas foram oferecidas pela mãe do meu marido, a minha sogra, que é muito boa pessoa, muito serena e muito prestável.O azul de um ar ainda mais delicado ao conjunto.
O bolo deu-me muito prazer de fazer e de partilhar. Estava saboroso.
1.8.12
Comemoração
Hoje, para comemorar o primeiro de Agosto, dediquei-me às artes.
Logo pela manhã decorei o bolo que tinha feita na véspera depois do jantar.
Na esperança de fazer um bolo cor de rosa, juntei à receita básica algumas cerejas em conserva (vendidas em frasco) e troquei o leite pelo molho em que vinham as cerejas. Adicionei, também, algumas gotas de corante encarnado. O resultado imediato foi uma massa de bolo com um belo tom de cor de rosa.
Decorei o bolo com um creme feito com quark, natas e açúcar em pó. Imaginei que o rosa da massa ficaria muito bem com um azul esverdeado e, por isso, juntei algumas gotas de corante azul e verde.
O interior perdeu o tom de rosa que tinha anteriormente mas as cerejas deram-lhe um toque delicado. No geral não gostei do aspecto nem da massa. Para a próxima não adiciono o líquido das cerejas, apenas o corante.
Logo pela manhã decorei o bolo que tinha feita na véspera depois do jantar.
Na esperança de fazer um bolo cor de rosa, juntei à receita básica algumas cerejas em conserva (vendidas em frasco) e troquei o leite pelo molho em que vinham as cerejas. Adicionei, também, algumas gotas de corante encarnado. O resultado imediato foi uma massa de bolo com um belo tom de cor de rosa.
Decorei o bolo com um creme feito com quark, natas e açúcar em pó. Imaginei que o rosa da massa ficaria muito bem com um azul esverdeado e, por isso, juntei algumas gotas de corante azul e verde.
O interior perdeu o tom de rosa que tinha anteriormente mas as cerejas deram-lhe um toque delicado. No geral não gostei do aspecto nem da massa. Para a próxima não adiciono o líquido das cerejas, apenas o corante.
27.6.12
Fada gulosa
A mãe duma colega da minha filha de 8 anos disse-me:
- Vejamos, os cupcakes não são nada mais que queques. Mas hoje todos lhes chamam cupcakes.
Ao que eu respondi:
- Sim, são queques. Mas são diferentes. São queques especiais. Estão lindamente enfeitados, enquanto os queques são simples e secos.
E é assim mesmo. Quem bordaria alguma vez um simples queque? Quem pintaria um simples queque? E quem escolheria comer um queque a um cupcake? O cupcake é um queque ricalhaço: adicionam-se umas pepitas de chocolate, uns pedaços de fruta, uns aromas ou doces no recheio e enfeitam-se com chantilly, chocolate, gomas ou confetis.
A fada gulosa também nunca comeria um simples queque.
13.5.12
Novas bolsas
Terminei estas bolsas da fada.
Estava inspirada apenas para as fadas.
Não fiz a africana nem o anjo em nenhum dos padrões de tecido.Fica para uma próxima vez.
Infelizmente já todas têm dona ou destino marcado.
Mas ficam aqui para a posteridade e para que não me esqueça que as criei.
Estava inspirada apenas para as fadas.
Não fiz a africana nem o anjo em nenhum dos padrões de tecido.Fica para uma próxima vez.
Infelizmente já todas têm dona ou destino marcado.
Mas ficam aqui para a posteridade e para que não me esqueça que as criei.
| Fada dos Gatos |
| Fada Dorminhoca |
| Fada Cristina |
6.5.12
Mamã
Hoje já é o dia da mãe.
O que me toma mais tempo, neste últimos dias, são a minha mãe e a minha gata.
A minha mãe tem estado doente e tenho estado bastante tempo com ela em consultas, em urgências e em exames. Os piores momentos já passaram e ela pode respira de alívio. Está com um humor óptimo, ri-se dela própria, das incapacidades que por agora adquiriu e vai levando os dias duma forma muito alegre e bem-disposta.
Foi sempre uma lutadora, sempre. Ficou sem a mãe aos 12 anos, no momento em que precisamos mais dos conselhos das nossas mães. Ficou com um pai demasiado agressivo e austero. Acabou por sair de casa com o irmão a caminho da casa duma tia que os acolheu depois de repetidas vezes lhes ter oferecido guarida. Teve um casamento feliz, com um homem brando e agradável que a estimou. Mas perdeu-o. E viu-se com 3 filhas menores, em plena adolescência, para criar e educar. Nunca baixou os braços. Tinha dois empregos para conseguir suprir todas as necessidades da família. Um fora de casa e outro em casa, como modista. Conseguiu cumprir os seus próprios objectivos. Tem agora 85 anos e, até agora, tem continuado a trabalhar em costura, é autónoma, tem a cabeça lúcida, faz as suas compras e as suas arrumações em casa, anda bastante todos os dias e ainda borda toalhas a ponto cruz para oferecer às netas. Enfim, tem sido sempre um exemplo de força.
A minha gata também tem demonstrado ser uma lutadora. Tem apenas 10 meses e teve uma ninhada com 6 gatinhos. São tantos que lhe fizeram uma ferida na barriga de tanto fuçarem e arranharem. Separei os gatinhos em dois caixotinhos para ela ter menos fricção na ferida. Mas ela, assim que pode, transfere os gatinhos para um único sítio. O resultado é que a barriga, que estava a melhorar, está cada vez pior. Neste momento só consegue estar meio minuto com um único gatinho o que não é o suficiente para ele ser amamentado. No entanto, continua a querer estar com eles e a forçar . Mas, devido à dor, tem de desistir. Mas apenas desiste por um pequeno momento. Assim que os ouve a miar corre para estar com eles. Por tudo isto, também a considero uma lutadora.
Espero que um dia os meus filhos olhem para mim e vejam uma lutadora, alguém que nunca desiste da vida e da luta. E isto é ser mãe.
Feliz dia da mãe para todas as mulheres.
O que me toma mais tempo, neste últimos dias, são a minha mãe e a minha gata.
A minha mãe tem estado doente e tenho estado bastante tempo com ela em consultas, em urgências e em exames. Os piores momentos já passaram e ela pode respira de alívio. Está com um humor óptimo, ri-se dela própria, das incapacidades que por agora adquiriu e vai levando os dias duma forma muito alegre e bem-disposta.
Foi sempre uma lutadora, sempre. Ficou sem a mãe aos 12 anos, no momento em que precisamos mais dos conselhos das nossas mães. Ficou com um pai demasiado agressivo e austero. Acabou por sair de casa com o irmão a caminho da casa duma tia que os acolheu depois de repetidas vezes lhes ter oferecido guarida. Teve um casamento feliz, com um homem brando e agradável que a estimou. Mas perdeu-o. E viu-se com 3 filhas menores, em plena adolescência, para criar e educar. Nunca baixou os braços. Tinha dois empregos para conseguir suprir todas as necessidades da família. Um fora de casa e outro em casa, como modista. Conseguiu cumprir os seus próprios objectivos. Tem agora 85 anos e, até agora, tem continuado a trabalhar em costura, é autónoma, tem a cabeça lúcida, faz as suas compras e as suas arrumações em casa, anda bastante todos os dias e ainda borda toalhas a ponto cruz para oferecer às netas. Enfim, tem sido sempre um exemplo de força.
A minha gata também tem demonstrado ser uma lutadora. Tem apenas 10 meses e teve uma ninhada com 6 gatinhos. São tantos que lhe fizeram uma ferida na barriga de tanto fuçarem e arranharem. Separei os gatinhos em dois caixotinhos para ela ter menos fricção na ferida. Mas ela, assim que pode, transfere os gatinhos para um único sítio. O resultado é que a barriga, que estava a melhorar, está cada vez pior. Neste momento só consegue estar meio minuto com um único gatinho o que não é o suficiente para ele ser amamentado. No entanto, continua a querer estar com eles e a forçar . Mas, devido à dor, tem de desistir. Mas apenas desiste por um pequeno momento. Assim que os ouve a miar corre para estar com eles. Por tudo isto, também a considero uma lutadora.
Espero que um dia os meus filhos olhem para mim e vejam uma lutadora, alguém que nunca desiste da vida e da luta. E isto é ser mãe.
Feliz dia da mãe para todas as mulheres.
28.4.12
Bolo de chocolate e amoras selvagens do Algarve
Este bolo de chocolate é muito simples e fácil de fazer. Decorei-o com mascarpone batido com açúcar e recheei-o com iogurte de mirtilos e o creme que usei para a decoração.
Receita do bolo de chocolate
Para a massa
4 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chocolate ou cacau em pó
1 chávena de óleo
Misturar todos os ingredientes. Adicionar aos poucos 1 chávena de água a ferver e continuar a bater até estarem bem misturados. Não costumo adicionar a totalidade da chávena de água.
Levar ao forno a 160º C durante aproximadamente 30 minutos ou experimentar espetar um palito, quando estiver seco é porque está pronto. Deixar arrefecer. Rechear e decorar com amoras ou mirtilos.
Cobertura
1 pacote de 1/2 kg de queijo mascarpone
açúcar em pó (glacê)
leite q.b.
Bater até estar bem desfeito. Ir adicionando algum leite para poder misturar melhor e para o mascarpone não ficar em pedaços grandes.
Recheio
1 iogurte de mirtilos
Receita do bolo de chocolate
Para a massa
4 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chocolate ou cacau em pó
1 chávena de óleo
Misturar todos os ingredientes. Adicionar aos poucos 1 chávena de água a ferver e continuar a bater até estarem bem misturados. Não costumo adicionar a totalidade da chávena de água.
Levar ao forno a 160º C durante aproximadamente 30 minutos ou experimentar espetar um palito, quando estiver seco é porque está pronto. Deixar arrefecer. Rechear e decorar com amoras ou mirtilos.
Cobertura
1 pacote de 1/2 kg de queijo mascarpone
açúcar em pó (glacê)
leite q.b.
Bater até estar bem desfeito. Ir adicionando algum leite para poder misturar melhor e para o mascarpone não ficar em pedaços grandes.
Recheio
1 iogurte de mirtilos
8.4.12
Almoço de Domingo de Páscoa
Hoje estive inspirada e os pratos foram aparecendo sem pensar neles com antecedência.
Pequei no cebolinho, lavei-o, cortei-o e salteei-o em óleo de sésamo tostado com uma pedra de sal. O tempero foi uma escolha momentânea: miso branco e raspa de casca de limão no final.
O arroz foi cozido simples com uma pitada de sal. As cenouras foram cozidas em água e sal e depois escorridas, temperadas com um fio de azeite, malte de trigo e alecrim e levei ao forno para glacear.
Os arrepiados de tofu foram fritos em óleo abundante. Fiz uma mistura de cenoura ralada, tofu esboroado, milho e cebola picada. Juntei um polme de farinha, água e ovo que juntei a mistura anterior.
A beterraba foi cozida em água e sal, escorrida e depois temperada com vinagre e sumo e casca de limão.
Adoro os meus pratos novos, oferecidos pela minha mãe no Natal.
Pequei no cebolinho, lavei-o, cortei-o e salteei-o em óleo de sésamo tostado com uma pedra de sal. O tempero foi uma escolha momentânea: miso branco e raspa de casca de limão no final.
O arroz foi cozido simples com uma pitada de sal. As cenouras foram cozidas em água e sal e depois escorridas, temperadas com um fio de azeite, malte de trigo e alecrim e levei ao forno para glacear.
Os arrepiados de tofu foram fritos em óleo abundante. Fiz uma mistura de cenoura ralada, tofu esboroado, milho e cebola picada. Juntei um polme de farinha, água e ovo que juntei a mistura anterior.
A beterraba foi cozida em água e sal, escorrida e depois temperada com vinagre e sumo e casca de limão.
| Arroz semi-integral cozido, cebolinho com miso doce e raspa de casca de limão, cenouras glaceadas com alecrim, arrepiados de tofu e beterraba piclada em limão. |
| Maçã assada com canela e malte de trigo com mousse suave de chocolate. |
5.4.12
Bolo da Primavera
Há muito tempo que não escrevo aqui.
Mas assim que fiz este bolo vi logo que tinha de a publicar.
A receita é um simples bolo que depois é recheado e decorado com um creme.
Como gosto muito de coisas fáceis, opto por trabalhar o mascarpone.
É um queijo que segue um processo semelhante às natas e ao iogurte, obtém-se através da acidificação da nata juntando ácido tártaro.E, como tal, sabe a natas.
Assim, é só juntar açúcar ou malte de trigo (para quem não quiser usar açúcar) e ficamos com uma excelente consistência para a decoração de bolos. Não é preciso bater muito tempo, como acontece com as natas para formar chantilly.
A lateral do bolo foi feita com o saco de pasteleiro equipado com um bico achatado, depois de ter sido barrado. Foi mais fácil do que pensava.
Nem é preciso dizer, mas estava delicioso.
Mas assim que fiz este bolo vi logo que tinha de a publicar.
A receita é um simples bolo que depois é recheado e decorado com um creme.
Como gosto muito de coisas fáceis, opto por trabalhar o mascarpone.
É um queijo que segue um processo semelhante às natas e ao iogurte, obtém-se através da acidificação da nata juntando ácido tártaro.E, como tal, sabe a natas.
Assim, é só juntar açúcar ou malte de trigo (para quem não quiser usar açúcar) e ficamos com uma excelente consistência para a decoração de bolos. Não é preciso bater muito tempo, como acontece com as natas para formar chantilly.
A lateral do bolo foi feita com o saco de pasteleiro equipado com um bico achatado, depois de ter sido barrado. Foi mais fácil do que pensava.
Nem é preciso dizer, mas estava delicioso.
9.12.11
Culinária
Ontem à tarde estive entretida a fazer bolos.
Experimentei fazer os Popcakes pela primeira vez. São bolinhas de bolo esfarelado misturado com natas e depois cobertos com chocolate.
Como só queria fazer alguns para experimentar, aproveitei e fiz um bolo grande a que cortei os lados. Com esses pedaços de bolo é que experimentei os popcakes, que ficaram lindos, embora só tenha feito dois para colocar no bolo. Com a massa restante fiz alguns e ainda estão a secar e a endurecer no frigorífico. Depois mostro como ficaram.
O bolo grande foi recheado e revestido com chantily e forrado dos lados com amêndoas previamente laminadas e tostadas no forno.
Experimentei fazer os Popcakes pela primeira vez. São bolinhas de bolo esfarelado misturado com natas e depois cobertos com chocolate.
Como só queria fazer alguns para experimentar, aproveitei e fiz um bolo grande a que cortei os lados. Com esses pedaços de bolo é que experimentei os popcakes, que ficaram lindos, embora só tenha feito dois para colocar no bolo. Com a massa restante fiz alguns e ainda estão a secar e a endurecer no frigorífico. Depois mostro como ficaram.
O bolo grande foi recheado e revestido com chantily e forrado dos lados com amêndoas previamente laminadas e tostadas no forno.
4.10.11
Bicicletas
Arrumar a bicicleta em casa parece não ser um problema quando é apenas uma. Mas com quatro crianças o problema é enorme.
Ninguém quer deixar a bicicleta na sala, no hall, no corredor ou na varanda à chuva. Nem sequer nos passa pela cabeça deixá-la no hall de entrada do prédio porque das duas uma: ou a roubam ou temos os vizinhos à perna.
Hoje decidi-me a acabar com o problema das nossas bicicletas. O primeiro passo é admitir que temos um problema. O segundo passo é fingir que não temos problema nenhum e deixá-las por aqui e por ali, não andar nelas, sei lá. Outro passo possível é arrumá-las na lareira durante o inverno, porque com o tempo mau ninguém anda mesmo de bicicleta..Até já me vejo a gritar: Ups, queimei as bicicletas, assunto resolvido! Mas isto é apenas uma fantasia porque nem sequer tenho lareira.
Como quero mesmo arrumá-las fui à procura duma solução.
Está escolhido. Agora só falta o capital para a compra da caixa para colocar ao lado da minha casa, na zona onde arrumamos os carros.
Ninguém quer deixar a bicicleta na sala, no hall, no corredor ou na varanda à chuva. Nem sequer nos passa pela cabeça deixá-la no hall de entrada do prédio porque das duas uma: ou a roubam ou temos os vizinhos à perna.
Hoje decidi-me a acabar com o problema das nossas bicicletas. O primeiro passo é admitir que temos um problema. O segundo passo é fingir que não temos problema nenhum e deixá-las por aqui e por ali, não andar nelas, sei lá. Outro passo possível é arrumá-las na lareira durante o inverno, porque com o tempo mau ninguém anda mesmo de bicicleta..Até já me vejo a gritar: Ups, queimei as bicicletas, assunto resolvido! Mas isto é apenas uma fantasia porque nem sequer tenho lareira.
Como quero mesmo arrumá-las fui à procura duma solução.
Para uma bicicleta nova ainda poderia ficar algo elegante (?) ou decorativo (?).
Esta solução agrada-me. Não só ficam arrumadas como serve para guardar uma colecção doutras coisas.
Esta é uma solução encontrada por uma empresa japonesa. Já existem versões para parque automóvel em forma de prédio. Esta é a minha solução ideal.
Está escolhido. Agora só falta o capital para a compra da caixa para colocar ao lado da minha casa, na zona onde arrumamos os carros.
28.9.11
Plástico
Ontem vi um documentário acerca dos plásticos nos oceanos.
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.
Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.
Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106
16.9.11
Foto dos figos
Aqui fica a foto dos figos.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





