Mostrar mensagens com a etiqueta Hobby. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hobby. Mostrar todas as mensagens

30.5.13

Mais bolachas

Estas bolachas já foram feitas umas semanas atrás e só agora tive tempo para tratar as fotos e publicar.

As borboletas foram realizadas a propósito do início da primavera. A bolacha com a menina azul foi um modelo para apresentar a propósito da encomenda que tive para o dia da criança. Também apresentei um modelo com um boneco de palito, que foi o escolhido. As bolachas finais estão já apresentadas aqui. O azulejo com uma embarcação foi uma ideia para reproduzir alguns azulejos portugueses. Neste caso trata-se duma cópia dum azulejo do sec. XVIII, se não estou em erro. Esta bolachas foi pintada a pincel.

Estas bolachas já tinham  uma semana quando as fotografei,é por isso que aparecem manchas esbranquiçadas no glacê. Algumas também têm o glacê um pouco amolgado pelo mesmo motivo.






Dia da criança-2013

Recebi uma encomenda para fazer umas bolachas para o dia da criança. É para uma loja em Almada que pretende presentear cada cliente com uma bolachinha alusiva ao dia. Não é uma ideia tão original? Aqui estão as bolachas. Deram-me uma grande preocupação: o glacê não secava. No final, e depois de algumas buscas no google, acabei por decidir ligar uma ventoinha e o desumudificador. Secaram bem, depois deste truque.



23.4.13

Borboletas de Primavera

Deliciei-me a fazer estas bolachas em forma de borboleta.
Escolhi uns tons pastel e, embora não tenham ficado muito bem nas fotos, ao natural estão lindas.

Tive alguns problemas.Comecei a decorar as bolachas com um bico demasiado largo e a decoração ficou pouco delicada. Comecei a sentir-me incomodada com o resultado final e decidi pintá-las com pincel. Posso dizer que me deu muito mais prazer e o resultado ficou delicado e com uma cobertura menos grossa, que era o que pretendia.

Desta vez estive a praticar para conseguir saber os custos exactos desta aventura. Sem qualquer lucro, as bolachas custam 0,60€, contando com as horas de trabalho e os produtos. Não consigo contabilizar o gasto em gás. Cada bolacha pesa 30 gramas antes da decoração. Penso que o preço final poderá ser cerca de 1€. Só me falta ganhar coragem e ir bater às portas dos cafés, mercearias e pastelarias para vender o meu produto. Isso é o pior, não sei se tenho perfil comercial. Mas aqui ficam algumas fotos possíveis, tendo em conta a péssima fotógrafa.



3.1.13

Clutch

Adoro tecido escocês.
Este era duma saia da minha filha mais velha, quando tinha uns 6 anos. A minha filha mais nova ainda a vestiu e agora já não é de ninguém e não pode ficar a ocupar espaço cá em casa. Ainda pensei oferecer a saia mas gosto tanto do padrão que não consegui.

Primeiro desmanchei-a para poder ter uma ideia do que podia fazer com ela. Fiz várias experiências com o tecido e fiquei rapidamente com uma ideia mais precisa do tipo de mala que podia realizar.

Então, hoje, estive algumas horas a tratar de todos os pormenores depois de ter comprado todos (quase) os materiais que precisava.

Fiz algumas pesquisas na net acerca da forma como podia endurecer um pouco o tecido. Podia colocar  papel de poster ou plástico ou, mesmo, pasta de enchimento. Optei por arranjar uma mica velha dum plástico mais grosso que o habitual. É uma boa forma de reutilizar materiais que doutra forma iriam para o lixo.No fim não gostei do resultado e acabei por não a usar. Para além disso não consegui coser à máquina e abandonei a ideia do plástico, optando antes por colocar entretela autocolante que comprei numa retrosaria.

Aqui vão todos os passos para confeccionar uma bolsa clutch em tecido.

1- Desmanchar e engomar


2-Cortar a medida certa, deixando margem para as costuras. Usei um rectângulo de 23cm por 30cm.


3-Cortar a medida exacta para o forro e para a entretela. Engomar a entretela juntamente com o forro para que colem.

4- Pregar o forro (já com a entretela colada) ao tecido apenas num dos lados de 30 cm. Pregar, tendo o cuidado de colocar ambos os tecidos de frente um para o outro. Este lado que ficará pregado, será a abertura da mala.
5- Coser à máquina. 


6- Abrir as costuras cm a ajuda do ferro quente, de forma a ter uma costura perfeita.


7- Unir o tecido com o tecido e o forro com o forro, frente a frente. Coser à máquina. No forro, o lado mais largo (30 cm) não deve ser cosido para depois se poder voltar a mala do direito.

8- Virar do direito e unir o lado do forro que não se coseu, voltando para dentro as pontas. Coser à máquina à beira.

9-Aplicar a tira da fivela, que foi aproveitada da saia.

10- Está quase pronta. Digo quase porque falta colocar uma mola para que a mala possa ficar fechada.



16.9.11

Foto dos figos

Aqui fica a foto dos figos.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.

14.9.11

Iguarias

Não gosto NADA da palavra iguaria, mas foi a palavra que me apareceu assim de repente quando pensei nos figos que estive a fazer à pouco. Estrelas de figos

Então, foi assim que aconteceu. De manhã, enquanto tinha o almoço ao lume, deu-me uma gana de separar as amêndoas com casca que trouxe do Algarve: algumas eram bonitas e outras pretas. As pretas foram as que tinham ficado na árvore do ano passado . Então, foi preciso separar porque não convém guardar já que a maioria está podre.

Parti-as com a ajuda da minha filha de13 anos durante a tarde. Acabei por partir as pretas e as bonitas. E, enquanto fazia o jantar, fui pelando as bonitas porque para decorar os figos não convém ter amêndoas menos boas. Acabei por fazer 44 figos com amêndoas e 3 estrelas de figos.

A foto? Ainda não terminei os figuinhos...têm de ir ao lume. Depois logo mostro, se não os comer todos entretanto.

3.8.11

Trabalhos em curso

É incrível como as coisas se tornam próximas mesmo que estejam à distância de 3 horas de carro. Depois de encontrar a mesa anterior em Corroios, encontrei esta cadeira à beira do lixo no Algarve, quando ía a caminho da piscina com os miúdos.

Já a lixei e estive a arranjar as pernas que estavam muito mal coladas. Agora tenho de pintar mas ainda não sei de que cor será.

Trabalhos em curso

Encontrei esta mesa à beira do lixo em Corroios. Os miúdos refilaram por eu a querer trazer, mas já se vão habituando. Estive esta manhã a lixá-la com lixa 320 para a madeira ficar macia. Estava bastante estragada e ainda há partes onde a madeira inchou e arqueou e eu não consigo arranjá-la porque não sei de marcenaria e apenas tenho alguns apetrechos para tratar a madeira. Comecei a pintá-la depois do almoço e já secou a 1ª demão. Reparei que deveria ter tapado algumas junções para ficar com melhor aspecto, logo se verá se tapo antes de aplicar a 2ª demão.

Relógio

Este relógio foi, em tempos, um relógio de cozinha, pintado a azul e com motivos em flores. Usei-o bastantes anos para me orientar com as horas enquanto cozinhava.

Agora resolvi arranjá-lo para o quarto das miúdas. Pintei-o, revesti o mostrador com papel lavável autocolante, colei alguns motivos que retirei dum calendário de 2008 da Sarah Kay e pintei os números com caneta de acetato azul.

Adoro o relógio. Na altura em que o comprei foi baratíssimo e ainda funciona.


16.5.11

Bolsas e malas

Tenha andado ocupada com o estudo e a confecçao de bolsas e malas em feltro.
Não são fantásticas as cores tendência para este ano?


Não lhes resisti e corri a compar o feltro nas mesmas cores, ainda sem ter muitas ideias.
Depois de ver algumas flores e desenhos geométricos, aqui decidi-me.
Para já existem algumas bolsas e malas quase prontas, como podem ver.



7.5.11

Calças

Depois de pouco uso as calças rasgam-se.
Não, não é ela que é maria-rapaz, é a ganga que é de má qualidade apesar de ser duma loja conceituada.
O que fazer?
Arranjei-as mas já sei que ela não as vai vestir.
Ofereço a quem gostar . São para 4-5 anos.


2.5.11

Notícias do banco

Este banco, como já tinha antes mencionado, apanhei-o no lixo.
Não sabia muito bem o que havia de fazer com ele. Tinha ideia de o forrar com tecidos de padrões variados mas acabei por escolher algo muito simples.
Gosto imenso dele agora. Tem uma cor mágica e alegre. Fica bem em todo o lado por ser muito colorido.
Não costumo gostar de amarelo mas este tom é menos desmaiado e mais vibrante do que o amarelo habitual.

8.4.11

Notícias do cadeirão

Aqui está  um pormenor do cadeirão depois de lixado e betumado.
Passei a tarde de ontem a lixar a madeira que vai ficar à mostra; estava cheia de verniz e cinzenta por causa da chuva de inverno que apanhou. A madeira é lindíssima, de um tom agradável (em inglês soa melhor: warm color) e muito macia.
Tapei todas as irregularidades e pequenas fendas e estou ansiosa para o tratar com um verniz que tenha por aí. Até gostava que fosse de base aquosa mas, em tempos de crise, tenho de usar um que o meu marido já comprou anteriormente para tratar outras madeiras cá de casa.

Casaco em linha de algodão.

Fiz este casaco há uns anos para a minha filha.
É tricotado em linha de algodão. Adorei fazê-lo e adoro olhar para ele.



5.4.11

Em trabalho

Tenho andado a tratar do cadeirão que encontrei no lixo há uns anos.
Foi preciso retirar todo o vime e agora ando a retirar os pequenos pormenores chatos e que atrapalham.

Os agrafos que foram colocados para prender o vime ao cadeirão são mais que muitos e tem sido extenuante retirá-los.
É preciso muito "amor à camisola" para tanta paciência.
Depois ainda será preciso tratar a madeira boa e que ficará à mostra: lixar e envernizar.
Só depois se poderá estofar com espuma e com um tecido lindo de morrer.



28.3.11

Próximos trabalhos

Ainda em fase de estudo, a nova colecção de malas e bolsas está a ser preparada. Novidades aqui neste blog.



Mais um do baú

Este saco foi feito pelo meu filho e por mim para apresentar na escola. Tratava-se de angariar fundos com a venda de sacos ecológicos ou que apelassem a uma atitude ecológica.
A frase para o saco surgiu-nos num brainstormimg e adoro-a.

O futuro é agora é uma frase que mexe imenso comigo: para mim é uma frase imperativa que me obriga a agir imediatamente, impulsiona-me para a acção. Apesar de ansiosa, não sou uma pessoa de pressas. Ou seja, penso fazer algo, mas penso que posso fazer em qualquer altura...mais logo...amanhã...quando tiver mais tempo...quando não tiver mais nada para fazer...Enfim, uma série de desculpas para não fazer.

Às vezes sinto-me muito parada e, portanto, para me obrigar a agir prometo que amanhã vou escrever esta frase na parede à minha frente :)

Fui ao baú

Encontrei alguns trabalhos antigos que vale a pena partilhar e que gosto imenso.
Um desses trabalhos foi esta saia e o xaile feitos em lã, usando uma agulha de croché.
Para o xaile, fiz primeiro os quadrados um a um e depois uni -os. A saia foi feita por inteiro e a flor aplicada foi feita à parte.

Tocá Rufar

No Domingo lá fui assistir ao ensaio do grupo Tocá Rufar, cheguei atrasada e não achei boa ideia querer participar no ensaio ou sequer pedir para participar. Em qualquer altura posso iniciar. Para além do mais não sei se estou disponível para me apresentar todos os domingos às 9:30....custa sair de casa...é  dia da molengueira.

A manhã estava de sol envergonhado e chuviscos. Estava frio e, apesar de me sentir desconfortável, gostei de ver, ouvir e perceber como não é difícil fazer uma "banda" apenas com o bombo.

24.3.11

Caixas de charutos para casas de pássaros

Reutilizar, reutilizar, reutilizar...nem que seja depois de poluir os pulmões com cubanos.
As casinhas não foram pintadas por causa do cheiro. Mesmo a tinta acrílica (à base de água) tem algum cheiro que os pássaros podem não apreciar.
Os pássaros ainda não se deixaram cativar, mas assim que algum lá morar eu dou novidades.