Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias do dia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Notícias do dia. Mostrar todas as mensagens

29.4.13

Passeios pelo campo

Em Abril, assim que apareceram os primeiros raios de sol, a seguir às chuvas, fui apanhar espargos.

E eu a pensar que só havia espargos no campo, lá para o campo a valer, pelo meio do Alentejo profundo. Mas não. Há por todo o campo. Aqui mesmo, junto à minha casa, em poucos metros de terreno baldio nasce uma variedade muito diferente dos do supermercado. Estes são selvagens, claro. E têm um sabor suave a alho. São mais estreitos, alguns são verdes e outros mais escuros.

Gosto de comer os espargos ao natural: escaldados e mais nada. É como gosto dos camarões selvagens e da lagosta genuína. Será que as melhores coisas do mundo sabem melhor se forem cozinhadas ao natural?

28.4.13

Etiqueta para embalagem de bolachas glaceadas

Estive ontem à tarde a fazer algumas experiências com o publisher para elaborar uma etiqueta para a embalagem de bolachas.
Depois de ter experimentado uma série de programas online com o mesmo fim, resolvi que o melhor mesmo era optar pelo programa da Microsoft na falta dum melhor programa de design.
Bem, o resultado foi satisfatório. Sou inexperiente em design, embora toda a vida tenha feito alguns desenhos.  Penso que não me saí mal de todo para uma primeira vez.

Escolhi o azul e o vermelho. Não é bem vermelho, mas um tom que se aproxima mais do rosa escuro. (como já viram, também não sei nada de teoria da cor). Tem vermelho-255 e Azul-102. Adoro ver estas duas cores juntas.


Tenho de melhorar a imagem antes de imprimir. Vou fazer alguns testes e depois terei a versão final.

19.11.12

A não perder

 



No mês de Dezembro, dos dias 1 a 9, vai decorrer o 1º Ciclo de Construção Natural em Sintra.
Entre outras coisas, aprende-se estruturas de madeira, fundações e embasamentos, tabique rebocado.
Todo o programa engloba várias actividades, pequeno-almoço, almoço e jantar e palestras, filmes e tertúlias a partir das 21:30. Uma semana inteira por 100€ ou 20€ por cada módulo.

Visitem a página em http://quintadoluzio.wordpress.com/construcaonatural/

13.11.12

Re-start

Cansei-me da imagem do blog.

Já não me dava muito prazer visitá-lo, não me identificava com as cores e achei que o link de apoio ao Japão, a propósito da calamidade, já não era adequado. Retirei-o simplesmente, sem dramas.

Esta leveza que sinto agora no design novo inspira-me a ideias claras e límpidas. Talvez por sentir assim as minhas ideias e o meu espírito é que senti esta necessidade de mudança. A propósito de espírito tenho andado a ler um livro dum tal Howard Cutler acerca do Dalai Lama. O livro intitula-se Um guia para a vida. Penso que a leitura me permitiu organizar algumas ideias. O que acho mais interessante é a escrita me ter parecido tão próxima e não tenho largado o livro. Já ia a meio do livro quando prestei atenção ao facto do autor dizer que é psiquiatra e, ainda mais à frente, mencionar Viktor Frankl. Às vezes sou tão despassarada!

O livro fala dos ensinamentos do budismo acerca da felicidade e o que fazer para a atingir. O autor descreve algumas conversas que foi tendo com o Dalai Lama e vai fazendo um contraponto com as teorias da psicologia e com algumas técnicas dos vários modelos de psicoterapia. Posso dizer que existem tantos pontos comuns. Por vezes, na história humana, é mesmo isto que se passa. Em pontos diferentes do planeta alguns humanos vão desenvolvendo teorias ou filosofias coincidentes apenas porque se debruçam e observam a natureza humana. A filosofia budista é muito mais antiga do que a psicologia, do que a psicanálise, do que as psicoterapias. Por isso, nalguns pontos divergentes, o budismo vai um pouco mais além. Bem, não me parece estar a ser justa. O que se passa é que os ensinamentos budistas congregam muitas das ideias e resultados de estudos que têm vindo a ser desenvolvidos por diversos autores dentro da psicologia. E o facto de congregar aspectos da neurologia com aspectos da psicoterapia cognitvo-comportamental ou da psicoterapia dinâmica dá-me a ideia de ir mais além.

Encontrei este livro na biblioteca perto da minha casa. Ou o livro encontrou-me a mim.
Quase quinzenalmente vou à biblioteca com a minha filha mais nova. Ou seja, entramos na biblioteca. Passamos lá todos os dias nas nossas viagens entre casa e escola mas raramente entramos: esquecemos o livro ou o filme para trocar. Por isso acabamos por fazer visitas quinzenais. Quando lá vou trago sempre qualquer coisa para mim. Mas, depois de olhar para as várias prateleiras com livros, acabo por apanhar um livro que esteja na mesa, mesmo à entrada, e que me tenha captado a atenção. Este livro que ando agora a ler também estava nessa mesma mesa à entrada. Começo a pensar que algum livro ali me espera. Quando terminar este veremos o que  a sorte me traz.

Até lá tenho o espírito límpido e claro.

12.11.12

Trabalhos terminados

Tenho demorado em mostrar como ficaram alguns móveis que andei a recuperar.
Tinha encontrado uma cadeira no Algarve que já tinha mencionado antes mas agora posso mostrar como ficou. Gosto tanto dela que ficou no meu quarto. Não tem servido para nada, mas penso nela para ser usada um dia quando for velhinha e estiver doente: as visitas hão-de sentar-se nela. Foi lixada e tive de colar alguns pontos mais frágeis ou descolados. Depois foi pintada com duas demãos de tinta lilás.

O candeeiro ao canto também foi recuperado. Era um candeeiro que tinha sido duma tia-avó do meu marido. Da primeira vez que veio para nossa casa tratei dele mantendo o estado original: lixei suavemente e encerei. Entretanto mudei de casa e o candeeiro não se enquadrava na decoração que eu gosto para além de estar a precisar de tratamento. Optei por pintá-lo num tom de cinzento que me transmite calma, frescura e ambientes suaves. Como ainda não encontrei um abatjour que goste, optei por colocar por cima do antigo um tecido de seda preso com um laçarote. Acho que para já é um elemento de gozo e divertimento. Estou a falar do abatjour. É que cada vez que olho para ele dá-me vontade de rir. Estes elementos na decoração também fazem falta.



Podem ver, nas fotos em baixo, o antes e o depois da recuperação.


21.3.11

Primavera

Hoje é a primeira manhã de Primavera aqui neste reino.
A todos os que visitam este blog, desejos de uma estação encantada em que reine o pensamento positivo, as ideias criativas e o amor divertido.

by Manuel Pereira








20.3.11

Meia maratona de Lisboa

Hoje lá fui, a pedido do meu sogro, participar na meia maratona. Para mim e muitos outros tratou-se apenas duma mini maratona. O percurso era diferente e parece-me que eram apenas 7 km a andar. Muita gente participou, muita gente louca também (pela roupa divertida que levava, chapéus, balões). Para mim foi fácil de percorrer todo o caminho desde o Pragal até Belém passando pela ponte.



Adorei- a sensação de estar em cima da ponte a sentir a aragem, o barulho dos helicópteros e do combóio a passar e o fazer parte de um grupo de pessoas em movimento cada uma delas com um propósito seu. Gostei muito da tarifa grátis da Carris para os que participaram na maratona.

Não gostei- do lixo que as pessoas deixaram pelo chão sem necessidade porque todas levavam uma mochila ou um saco. Também não gostei da atitude da Transtejo que, para além de não ter implementado a tarifa grátis para aos participantes, ainda manteve os horários normais dos barcos. Em Belém os barcos apenas saíam de hora a hora e as filas para comprar bilhete eram de perder a paciência. No Cais do Sodré apenas funcionavam 50% das máquinas de bilhetes.

18.3.11

Equinócio




A Primavera começa a 20 de Março, às 23:21h, de acordo com o departamento de aplicações astronómicas do Observatório naval dos Estados Unidos.

Para o ano de 2011 segue-se a informação:
2011 2011 Perihelion Jan 3 19 Equinoxes Mar 20 23 21 Sept 23 09 05 Aphelion July 4 15 Solstices June 21 17 16 Dec 22 05 30
O equinócio é o momento do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração. Ou seja, 12 horas exactas.

17.3.11

Recomeço

É quase Primavera e é já tempo de recomeçar este blog.

Vou já festejar com as cores da Primavera.