Este bolo de chocolate é muito simples e fácil de fazer. Decorei-o com mascarpone batido com açúcar e recheei-o com iogurte de mirtilos e o creme que usei para a decoração.
Receita do bolo de chocolate
Para a massa
4 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chocolate ou cacau em pó
1 chávena de óleo
Misturar todos os ingredientes. Adicionar aos poucos 1 chávena de água a ferver e continuar a bater até estarem bem misturados. Não costumo adicionar a totalidade da chávena de água.
Levar ao forno a 160º C durante aproximadamente 30 minutos ou experimentar espetar um palito, quando estiver seco é porque está pronto. Deixar arrefecer. Rechear e decorar com amoras ou mirtilos.
Cobertura
1 pacote de 1/2 kg de queijo mascarpone
açúcar em pó (glacê)
leite q.b.
Bater até estar bem desfeito. Ir adicionando algum leite para poder misturar melhor e para o mascarpone não ficar em pedaços grandes.
Recheio
1 iogurte de mirtilos
28.4.12
8.4.12
Almoço de Domingo de Páscoa
Hoje estive inspirada e os pratos foram aparecendo sem pensar neles com antecedência.
Pequei no cebolinho, lavei-o, cortei-o e salteei-o em óleo de sésamo tostado com uma pedra de sal. O tempero foi uma escolha momentânea: miso branco e raspa de casca de limão no final.
O arroz foi cozido simples com uma pitada de sal. As cenouras foram cozidas em água e sal e depois escorridas, temperadas com um fio de azeite, malte de trigo e alecrim e levei ao forno para glacear.
Os arrepiados de tofu foram fritos em óleo abundante. Fiz uma mistura de cenoura ralada, tofu esboroado, milho e cebola picada. Juntei um polme de farinha, água e ovo que juntei a mistura anterior.
A beterraba foi cozida em água e sal, escorrida e depois temperada com vinagre e sumo e casca de limão.
Adoro os meus pratos novos, oferecidos pela minha mãe no Natal.
Pequei no cebolinho, lavei-o, cortei-o e salteei-o em óleo de sésamo tostado com uma pedra de sal. O tempero foi uma escolha momentânea: miso branco e raspa de casca de limão no final.
O arroz foi cozido simples com uma pitada de sal. As cenouras foram cozidas em água e sal e depois escorridas, temperadas com um fio de azeite, malte de trigo e alecrim e levei ao forno para glacear.
Os arrepiados de tofu foram fritos em óleo abundante. Fiz uma mistura de cenoura ralada, tofu esboroado, milho e cebola picada. Juntei um polme de farinha, água e ovo que juntei a mistura anterior.
A beterraba foi cozida em água e sal, escorrida e depois temperada com vinagre e sumo e casca de limão.
| Arroz semi-integral cozido, cebolinho com miso doce e raspa de casca de limão, cenouras glaceadas com alecrim, arrepiados de tofu e beterraba piclada em limão. |
| Maçã assada com canela e malte de trigo com mousse suave de chocolate. |
5.4.12
Bolo da Primavera
Há muito tempo que não escrevo aqui.
Mas assim que fiz este bolo vi logo que tinha de a publicar.
A receita é um simples bolo que depois é recheado e decorado com um creme.
Como gosto muito de coisas fáceis, opto por trabalhar o mascarpone.
É um queijo que segue um processo semelhante às natas e ao iogurte, obtém-se através da acidificação da nata juntando ácido tártaro.E, como tal, sabe a natas.
Assim, é só juntar açúcar ou malte de trigo (para quem não quiser usar açúcar) e ficamos com uma excelente consistência para a decoração de bolos. Não é preciso bater muito tempo, como acontece com as natas para formar chantilly.
A lateral do bolo foi feita com o saco de pasteleiro equipado com um bico achatado, depois de ter sido barrado. Foi mais fácil do que pensava.
Nem é preciso dizer, mas estava delicioso.
Mas assim que fiz este bolo vi logo que tinha de a publicar.
A receita é um simples bolo que depois é recheado e decorado com um creme.
Como gosto muito de coisas fáceis, opto por trabalhar o mascarpone.
É um queijo que segue um processo semelhante às natas e ao iogurte, obtém-se através da acidificação da nata juntando ácido tártaro.E, como tal, sabe a natas.
Assim, é só juntar açúcar ou malte de trigo (para quem não quiser usar açúcar) e ficamos com uma excelente consistência para a decoração de bolos. Não é preciso bater muito tempo, como acontece com as natas para formar chantilly.
A lateral do bolo foi feita com o saco de pasteleiro equipado com um bico achatado, depois de ter sido barrado. Foi mais fácil do que pensava.
Nem é preciso dizer, mas estava delicioso.
9.12.11
Culinária
Ontem à tarde estive entretida a fazer bolos.
Experimentei fazer os Popcakes pela primeira vez. São bolinhas de bolo esfarelado misturado com natas e depois cobertos com chocolate.
Como só queria fazer alguns para experimentar, aproveitei e fiz um bolo grande a que cortei os lados. Com esses pedaços de bolo é que experimentei os popcakes, que ficaram lindos, embora só tenha feito dois para colocar no bolo. Com a massa restante fiz alguns e ainda estão a secar e a endurecer no frigorífico. Depois mostro como ficaram.
O bolo grande foi recheado e revestido com chantily e forrado dos lados com amêndoas previamente laminadas e tostadas no forno.
Experimentei fazer os Popcakes pela primeira vez. São bolinhas de bolo esfarelado misturado com natas e depois cobertos com chocolate.
Como só queria fazer alguns para experimentar, aproveitei e fiz um bolo grande a que cortei os lados. Com esses pedaços de bolo é que experimentei os popcakes, que ficaram lindos, embora só tenha feito dois para colocar no bolo. Com a massa restante fiz alguns e ainda estão a secar e a endurecer no frigorífico. Depois mostro como ficaram.
O bolo grande foi recheado e revestido com chantily e forrado dos lados com amêndoas previamente laminadas e tostadas no forno.
4.10.11
Bicicletas
Arrumar a bicicleta em casa parece não ser um problema quando é apenas uma. Mas com quatro crianças o problema é enorme.
Ninguém quer deixar a bicicleta na sala, no hall, no corredor ou na varanda à chuva. Nem sequer nos passa pela cabeça deixá-la no hall de entrada do prédio porque das duas uma: ou a roubam ou temos os vizinhos à perna.
Hoje decidi-me a acabar com o problema das nossas bicicletas. O primeiro passo é admitir que temos um problema. O segundo passo é fingir que não temos problema nenhum e deixá-las por aqui e por ali, não andar nelas, sei lá. Outro passo possível é arrumá-las na lareira durante o inverno, porque com o tempo mau ninguém anda mesmo de bicicleta..Até já me vejo a gritar: Ups, queimei as bicicletas, assunto resolvido! Mas isto é apenas uma fantasia porque nem sequer tenho lareira.
Como quero mesmo arrumá-las fui à procura duma solução.
Está escolhido. Agora só falta o capital para a compra da caixa para colocar ao lado da minha casa, na zona onde arrumamos os carros.
Ninguém quer deixar a bicicleta na sala, no hall, no corredor ou na varanda à chuva. Nem sequer nos passa pela cabeça deixá-la no hall de entrada do prédio porque das duas uma: ou a roubam ou temos os vizinhos à perna.
Hoje decidi-me a acabar com o problema das nossas bicicletas. O primeiro passo é admitir que temos um problema. O segundo passo é fingir que não temos problema nenhum e deixá-las por aqui e por ali, não andar nelas, sei lá. Outro passo possível é arrumá-las na lareira durante o inverno, porque com o tempo mau ninguém anda mesmo de bicicleta..Até já me vejo a gritar: Ups, queimei as bicicletas, assunto resolvido! Mas isto é apenas uma fantasia porque nem sequer tenho lareira.
Como quero mesmo arrumá-las fui à procura duma solução.
Para uma bicicleta nova ainda poderia ficar algo elegante (?) ou decorativo (?).
Esta solução agrada-me. Não só ficam arrumadas como serve para guardar uma colecção doutras coisas.
Esta é uma solução encontrada por uma empresa japonesa. Já existem versões para parque automóvel em forma de prédio. Esta é a minha solução ideal.
Está escolhido. Agora só falta o capital para a compra da caixa para colocar ao lado da minha casa, na zona onde arrumamos os carros.
28.9.11
Plástico
Ontem vi um documentário acerca dos plásticos nos oceanos.
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.
Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.
Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106
16.9.11
Foto dos figos
Aqui fica a foto dos figos.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
14.9.11
Iguarias
Não gosto NADA da palavra iguaria, mas foi a palavra que me apareceu assim de repente quando pensei nos figos que estive a fazer à pouco. Estrelas de figos
Então, foi assim que aconteceu. De manhã, enquanto tinha o almoço ao lume, deu-me uma gana de separar as amêndoas com casca que trouxe do Algarve: algumas eram bonitas e outras pretas. As pretas foram as que tinham ficado na árvore do ano passado . Então, foi preciso separar porque não convém guardar já que a maioria está podre.
Parti-as com a ajuda da minha filha de13 anos durante a tarde. Acabei por partir as pretas e as bonitas. E, enquanto fazia o jantar, fui pelando as bonitas porque para decorar os figos não convém ter amêndoas menos boas. Acabei por fazer 44 figos com amêndoas e 3 estrelas de figos.
A foto? Ainda não terminei os figuinhos...têm de ir ao lume. Depois logo mostro, se não os comer todos entretanto.
Então, foi assim que aconteceu. De manhã, enquanto tinha o almoço ao lume, deu-me uma gana de separar as amêndoas com casca que trouxe do Algarve: algumas eram bonitas e outras pretas. As pretas foram as que tinham ficado na árvore do ano passado . Então, foi preciso separar porque não convém guardar já que a maioria está podre.
Parti-as com a ajuda da minha filha de13 anos durante a tarde. Acabei por partir as pretas e as bonitas. E, enquanto fazia o jantar, fui pelando as bonitas porque para decorar os figos não convém ter amêndoas menos boas. Acabei por fazer 44 figos com amêndoas e 3 estrelas de figos.
A foto? Ainda não terminei os figuinhos...têm de ir ao lume. Depois logo mostro, se não os comer todos entretanto.
12.9.11
Férias
Este ano fui poucas vezes à praia.
Apesar de ter estado três semanas no Algarve, tive de organizar bem o meu tempo.
Tive muito trabalho, que fiz via net, que me impediu de fazer os grandes passeios de um dia inteiro a que me habituei nas férias. Em vez disso ia durante umas horas à praia, de manhã, e à tarde à piscina com os miúdos.
Outras vezes ia à ribeira, que este ano esteve sempre com água.
Satisfez-me imenso poder banhar-me na ribeira. Há anos que não o podia fazer. O caudal na ribeira depende da quantidade de chuva. Mas, haver banhos na ribeira depende de se ter feito uma boa represa.
O ano passado encontrámos este sítio fabuloso. Este ano ainda conseguimos lá ir umas quantas vezes, mas há obras no local que, por vezes, impedem a circulação. Estas obras não são boas novas, antes pelo contrário, são obras para a ligação à Etar de São Bartolomeu de Messines. Não sei o que significa. Para mim, neste momento, significa que já era este paraíso que demorei tanto a encontrar.
Apesar de ter estado três semanas no Algarve, tive de organizar bem o meu tempo.
Tive muito trabalho, que fiz via net, que me impediu de fazer os grandes passeios de um dia inteiro a que me habituei nas férias. Em vez disso ia durante umas horas à praia, de manhã, e à tarde à piscina com os miúdos.
Outras vezes ia à ribeira, que este ano esteve sempre com água.
Satisfez-me imenso poder banhar-me na ribeira. Há anos que não o podia fazer. O caudal na ribeira depende da quantidade de chuva. Mas, haver banhos na ribeira depende de se ter feito uma boa represa.
O ano passado encontrámos este sítio fabuloso. Este ano ainda conseguimos lá ir umas quantas vezes, mas há obras no local que, por vezes, impedem a circulação. Estas obras não são boas novas, antes pelo contrário, são obras para a ligação à Etar de São Bartolomeu de Messines. Não sei o que significa. Para mim, neste momento, significa que já era este paraíso que demorei tanto a encontrar.
Agenda
Agenda para a semana. Ou será que é a agenda para o mês?
Tanta coisa para fazer que não sei por onde começar.
Tanta coisa para fazer que não sei por onde começar.
Engomar roupa que há meses anda por ali à minha esperaLimpar teias de aranha que se foram construindo enquanto fui de fériasForrar cadeirão que encontrei no lixo há uns anosPintar cadeira que encontrei no Algarve em Julho- Decorar um recanto do quarto das miúdas
Escrever um novo capítulo no livro de estatísticaDesenvolver um site de estatística- Construir uma coelheira para as minhas lindas coelhinhas
Comprar mochilas, livros, cadernos e outrosAjudar o meu filho mais velho a fazer a candidatura à universidade
6.9.11
Mudança
Preciso de mudar. Sinto isso desde que cheguei das minhas férias de 3 semanas.
Não quero mais o mesmo ritmo de antes. Não quero mais a mesma dinâmica nem os mesmos sons da tv.
Recuso-me a entrar num novo ano lectivo com tudo igual.
Por isso vou mudar a imagem do blog. Acho que não me identifico com as cores e não gosto da aspecto geral.
Nos próximos dias vou fazer algumas experiências e logo se vê o que aparece.
Não quero mais o mesmo ritmo de antes. Não quero mais a mesma dinâmica nem os mesmos sons da tv.
Recuso-me a entrar num novo ano lectivo com tudo igual.
Por isso vou mudar a imagem do blog. Acho que não me identifico com as cores e não gosto da aspecto geral.
Nos próximos dias vou fazer algumas experiências e logo se vê o que aparece.
Bodas de cretone ou água-marinha
Ontem fez 19 anos que me casei.
Comemorei as bodas de cretone ou água-marinha.
O cretone é uma espécie de pano encorpado e forte, de linho ou algodão, com urdidura feita de cânhamo. A urdidura é a base construída no tear na qual depois se vai construindo o tecido.
A escolha de cretone para as bodas de 19 anos pode significar muita coisa.
O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo. Aqui desvio-me e ponho-me a pensar se isso não significa alguma dose de inconsciência. Sim, sei que a variedade de cânhamo para o fabrico de tecidos não é a mesma a partir da qual se fazem uns cigarros com um cheiro intenso e que nos deixam a viver nas nuvens. Mas, ainda assim, confio no meu raciocínio acerca da inconsciência.
Quanto à água-marinha é uma pedra preciosa da família do berilo e muito próxima da esmeralda. Tem dureza de 7,5-8 Mohs o que me parece bastante forte. A dureza duma pedra vai de 1 a 10 (diamante).
A água-marinha que me parece mais adequada às bodas do meu casamento é esta da fotografia. É uma pedra preciosa que ainda está a ser revelada e tem vindo a surgir do que a envolve.
Comemorei as bodas de cretone ou água-marinha.
O cretone é uma espécie de pano encorpado e forte, de linho ou algodão, com urdidura feita de cânhamo. A urdidura é a base construída no tear na qual depois se vai construindo o tecido.
A escolha de cretone para as bodas de 19 anos pode significar muita coisa.
O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo. Aqui desvio-me e ponho-me a pensar se isso não significa alguma dose de inconsciência. Sim, sei que a variedade de cânhamo para o fabrico de tecidos não é a mesma a partir da qual se fazem uns cigarros com um cheiro intenso e que nos deixam a viver nas nuvens. Mas, ainda assim, confio no meu raciocínio acerca da inconsciência.
Quanto à água-marinha é uma pedra preciosa da família do berilo e muito próxima da esmeralda. Tem dureza de 7,5-8 Mohs o que me parece bastante forte. A dureza duma pedra vai de 1 a 10 (diamante).
A água-marinha que me parece mais adequada às bodas do meu casamento é esta da fotografia. É uma pedra preciosa que ainda está a ser revelada e tem vindo a surgir do que a envolve.
5.9.11
Coelhinhas
De férias e de visita a uns amigos, decobrimos que tinham um casal de coelhos com duas ninhadas.
A primeira ninhada já andava à solta pelos campos. Sim, estes amigos apenas fizeram criação para a neta ver como eram os coelhos. E depois de crescidotes, os filhos fogem da coelheira para os campos.
Ali na zona à volta é mato. O mesmo mato por onde andam lebres, raposas (se as houver) e outros tantos animais selvagens. Também há a horta e as ervas que lhes irão servir de alimento no Inverno.
Voltando ao início. Trouxe umas coelhinhas lindas. De manhã andam à solta pelo jardim e a minha gatinha anda atrás delas para se divertir. São um mimo.
A primeira ninhada já andava à solta pelos campos. Sim, estes amigos apenas fizeram criação para a neta ver como eram os coelhos. E depois de crescidotes, os filhos fogem da coelheira para os campos.
Ali na zona à volta é mato. O mesmo mato por onde andam lebres, raposas (se as houver) e outros tantos animais selvagens. Também há a horta e as ervas que lhes irão servir de alimento no Inverno.
Voltando ao início. Trouxe umas coelhinhas lindas. De manhã andam à solta pelo jardim e a minha gatinha anda atrás delas para se divertir. São um mimo.
3.8.11
Trabalhos em curso
É incrível como as coisas se tornam próximas mesmo que estejam à distância de 3 horas de carro. Depois de encontrar a mesa anterior em Corroios, encontrei esta cadeira à beira do lixo no Algarve, quando ía a caminho da piscina com os miúdos.
Já a lixei e estive a arranjar as pernas que estavam muito mal coladas. Agora tenho de pintar mas ainda não sei de que cor será.
Já a lixei e estive a arranjar as pernas que estavam muito mal coladas. Agora tenho de pintar mas ainda não sei de que cor será.
Trabalhos em curso
Encontrei esta mesa à beira do lixo em Corroios. Os miúdos refilaram por eu a querer trazer, mas já se vão habituando. Estive esta manhã a lixá-la com lixa 320 para a madeira ficar macia. Estava bastante estragada e ainda há partes onde a madeira inchou e arqueou e eu não consigo arranjá-la porque não sei de marcenaria e apenas tenho alguns apetrechos para tratar a madeira. Comecei a pintá-la depois do almoço e já secou a 1ª demão. Reparei que deveria ter tapado algumas junções para ficar com melhor aspecto, logo se verá se tapo antes de aplicar a 2ª demão.
Relógio
Este relógio foi, em tempos, um relógio de cozinha, pintado a azul e com motivos em flores. Usei-o bastantes anos para me orientar com as horas enquanto cozinhava.
Agora resolvi arranjá-lo para o quarto das miúdas. Pintei-o, revesti o mostrador com papel lavável autocolante, colei alguns motivos que retirei dum calendário de 2008 da Sarah Kay e pintei os números com caneta de acetato azul.
Adoro o relógio. Na altura em que o comprei foi baratíssimo e ainda funciona.
Agora resolvi arranjá-lo para o quarto das miúdas. Pintei-o, revesti o mostrador com papel lavável autocolante, colei alguns motivos que retirei dum calendário de 2008 da Sarah Kay e pintei os números com caneta de acetato azul.
Adoro o relógio. Na altura em que o comprei foi baratíssimo e ainda funciona.
12.7.11
Bolsas novas
Estas bolsas já estão terminadas há muito tempo mas só agora me apeteceu partilhá-las aqui.
Já foram à feira de Antiguidades e Artesanato do Seixal.
As mais pequenas têm 12 cm * 15 cm as maiores têm 35 cm * 45 cm.
Posso enviá-las e estão à venda. As mais pequenas são 10 € e as maiores são 30€.
Quem estiver interessado deixe um comentário.
Linha Geo
Linha Natur
Já foram à feira de Antiguidades e Artesanato do Seixal.
As mais pequenas têm 12 cm * 15 cm as maiores têm 35 cm * 45 cm.
Posso enviá-las e estão à venda. As mais pequenas são 10 € e as maiores são 30€.
Quem estiver interessado deixe um comentário.
Linha Geo
Linha Natur
1.6.11
Dia dos meus queridos
Não podia deixar passar este dia.
Normalmente não ofereço prendas. É bastante mais fácil do que comemorar doutras formas.
Hoje comecei o dia com queques com pepitas de chocolate. Comprei as pepitas na Biocoop avulso: estavam numa saca e abasteci-me. Os meu filhos ficaram contentes de comer, ao pequeno almoço, uma gulodice com chocolate. É uma coisa rara, com excepção de cereais de chocolate de pequeno-almoço quando o rei faz anos.
Para o jantar vou preparar o que eles mais gostam: pizzas. E, para acompanhar, saladinha mista de alface, tomate, pepino, rebentos de ervilha e cebola. O meu único problema: eles são 4 e têm desde os 7 aos 17 anos. Resultado: fazer pizzas para encherem a barriga vai dar muito trabalho.
Fotos? Talvez se for a tempo de fotografar as pizzas antes deles as comerem. A ver vamos.
Normalmente não ofereço prendas. É bastante mais fácil do que comemorar doutras formas.
Hoje comecei o dia com queques com pepitas de chocolate. Comprei as pepitas na Biocoop avulso: estavam numa saca e abasteci-me. Os meu filhos ficaram contentes de comer, ao pequeno almoço, uma gulodice com chocolate. É uma coisa rara, com excepção de cereais de chocolate de pequeno-almoço quando o rei faz anos.
Para o jantar vou preparar o que eles mais gostam: pizzas. E, para acompanhar, saladinha mista de alface, tomate, pepino, rebentos de ervilha e cebola. O meu único problema: eles são 4 e têm desde os 7 aos 17 anos. Resultado: fazer pizzas para encherem a barriga vai dar muito trabalho.
Fotos? Talvez se for a tempo de fotografar as pizzas antes deles as comerem. A ver vamos.
19.5.11
Construções em palha
Construir em palha é um dos métodos mais económicos e a casa fica bastante confortável. É uma forma de usar o que está destinado ao lixo ou não pode ser consumido.
A palha provém de qualquer cereal: trigo, cevada, aveia, depois de estar amadurecido e ter sido colhido e retirada a semente. Para quem esteja interessado em mais pormenores- clica aqui.
Mas aqui ficam alguns exemplos.
A palha provém de qualquer cereal: trigo, cevada, aveia, depois de estar amadurecido e ter sido colhido e retirada a semente. Para quem esteja interessado em mais pormenores- clica aqui.
Mas aqui ficam alguns exemplos.
Um dia ainda hei-de construir, no campo, uma assim para mim.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











