Ontem vi um documentário acerca dos plásticos nos oceanos.
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.
Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106
28.9.11
16.9.11
Foto dos figos
Aqui fica a foto dos figos.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
Dá para ver que ficaram gostosos.
A foto foi tirada demasiado perto e focou muito atrás, as minhas desculpas.
14.9.11
Iguarias
Não gosto NADA da palavra iguaria, mas foi a palavra que me apareceu assim de repente quando pensei nos figos que estive a fazer à pouco. Estrelas de figos
Então, foi assim que aconteceu. De manhã, enquanto tinha o almoço ao lume, deu-me uma gana de separar as amêndoas com casca que trouxe do Algarve: algumas eram bonitas e outras pretas. As pretas foram as que tinham ficado na árvore do ano passado . Então, foi preciso separar porque não convém guardar já que a maioria está podre.
Parti-as com a ajuda da minha filha de13 anos durante a tarde. Acabei por partir as pretas e as bonitas. E, enquanto fazia o jantar, fui pelando as bonitas porque para decorar os figos não convém ter amêndoas menos boas. Acabei por fazer 44 figos com amêndoas e 3 estrelas de figos.
A foto? Ainda não terminei os figuinhos...têm de ir ao lume. Depois logo mostro, se não os comer todos entretanto.
Então, foi assim que aconteceu. De manhã, enquanto tinha o almoço ao lume, deu-me uma gana de separar as amêndoas com casca que trouxe do Algarve: algumas eram bonitas e outras pretas. As pretas foram as que tinham ficado na árvore do ano passado . Então, foi preciso separar porque não convém guardar já que a maioria está podre.
Parti-as com a ajuda da minha filha de13 anos durante a tarde. Acabei por partir as pretas e as bonitas. E, enquanto fazia o jantar, fui pelando as bonitas porque para decorar os figos não convém ter amêndoas menos boas. Acabei por fazer 44 figos com amêndoas e 3 estrelas de figos.
A foto? Ainda não terminei os figuinhos...têm de ir ao lume. Depois logo mostro, se não os comer todos entretanto.
12.9.11
Férias
Este ano fui poucas vezes à praia.
Apesar de ter estado três semanas no Algarve, tive de organizar bem o meu tempo.
Tive muito trabalho, que fiz via net, que me impediu de fazer os grandes passeios de um dia inteiro a que me habituei nas férias. Em vez disso ia durante umas horas à praia, de manhã, e à tarde à piscina com os miúdos.
Outras vezes ia à ribeira, que este ano esteve sempre com água.
Satisfez-me imenso poder banhar-me na ribeira. Há anos que não o podia fazer. O caudal na ribeira depende da quantidade de chuva. Mas, haver banhos na ribeira depende de se ter feito uma boa represa.
O ano passado encontrámos este sítio fabuloso. Este ano ainda conseguimos lá ir umas quantas vezes, mas há obras no local que, por vezes, impedem a circulação. Estas obras não são boas novas, antes pelo contrário, são obras para a ligação à Etar de São Bartolomeu de Messines. Não sei o que significa. Para mim, neste momento, significa que já era este paraíso que demorei tanto a encontrar.
Apesar de ter estado três semanas no Algarve, tive de organizar bem o meu tempo.
Tive muito trabalho, que fiz via net, que me impediu de fazer os grandes passeios de um dia inteiro a que me habituei nas férias. Em vez disso ia durante umas horas à praia, de manhã, e à tarde à piscina com os miúdos.
Outras vezes ia à ribeira, que este ano esteve sempre com água.
Satisfez-me imenso poder banhar-me na ribeira. Há anos que não o podia fazer. O caudal na ribeira depende da quantidade de chuva. Mas, haver banhos na ribeira depende de se ter feito uma boa represa.
O ano passado encontrámos este sítio fabuloso. Este ano ainda conseguimos lá ir umas quantas vezes, mas há obras no local que, por vezes, impedem a circulação. Estas obras não são boas novas, antes pelo contrário, são obras para a ligação à Etar de São Bartolomeu de Messines. Não sei o que significa. Para mim, neste momento, significa que já era este paraíso que demorei tanto a encontrar.
Agenda
Agenda para a semana. Ou será que é a agenda para o mês?
Tanta coisa para fazer que não sei por onde começar.
Tanta coisa para fazer que não sei por onde começar.
Engomar roupa que há meses anda por ali à minha esperaLimpar teias de aranha que se foram construindo enquanto fui de fériasForrar cadeirão que encontrei no lixo há uns anosPintar cadeira que encontrei no Algarve em Julho- Decorar um recanto do quarto das miúdas
Escrever um novo capítulo no livro de estatísticaDesenvolver um site de estatística- Construir uma coelheira para as minhas lindas coelhinhas
Comprar mochilas, livros, cadernos e outrosAjudar o meu filho mais velho a fazer a candidatura à universidade
6.9.11
Mudança
Preciso de mudar. Sinto isso desde que cheguei das minhas férias de 3 semanas.
Não quero mais o mesmo ritmo de antes. Não quero mais a mesma dinâmica nem os mesmos sons da tv.
Recuso-me a entrar num novo ano lectivo com tudo igual.
Por isso vou mudar a imagem do blog. Acho que não me identifico com as cores e não gosto da aspecto geral.
Nos próximos dias vou fazer algumas experiências e logo se vê o que aparece.
Não quero mais o mesmo ritmo de antes. Não quero mais a mesma dinâmica nem os mesmos sons da tv.
Recuso-me a entrar num novo ano lectivo com tudo igual.
Por isso vou mudar a imagem do blog. Acho que não me identifico com as cores e não gosto da aspecto geral.
Nos próximos dias vou fazer algumas experiências e logo se vê o que aparece.
Bodas de cretone ou água-marinha
Ontem fez 19 anos que me casei.
Comemorei as bodas de cretone ou água-marinha.
O cretone é uma espécie de pano encorpado e forte, de linho ou algodão, com urdidura feita de cânhamo. A urdidura é a base construída no tear na qual depois se vai construindo o tecido.
A escolha de cretone para as bodas de 19 anos pode significar muita coisa.
O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo. Aqui desvio-me e ponho-me a pensar se isso não significa alguma dose de inconsciência. Sim, sei que a variedade de cânhamo para o fabrico de tecidos não é a mesma a partir da qual se fazem uns cigarros com um cheiro intenso e que nos deixam a viver nas nuvens. Mas, ainda assim, confio no meu raciocínio acerca da inconsciência.
Quanto à água-marinha é uma pedra preciosa da família do berilo e muito próxima da esmeralda. Tem dureza de 7,5-8 Mohs o que me parece bastante forte. A dureza duma pedra vai de 1 a 10 (diamante).
A água-marinha que me parece mais adequada às bodas do meu casamento é esta da fotografia. É uma pedra preciosa que ainda está a ser revelada e tem vindo a surgir do que a envolve.
Comemorei as bodas de cretone ou água-marinha.
O cretone é uma espécie de pano encorpado e forte, de linho ou algodão, com urdidura feita de cânhamo. A urdidura é a base construída no tear na qual depois se vai construindo o tecido.
A escolha de cretone para as bodas de 19 anos pode significar muita coisa.
O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo. Aqui desvio-me e ponho-me a pensar se isso não significa alguma dose de inconsciência. Sim, sei que a variedade de cânhamo para o fabrico de tecidos não é a mesma a partir da qual se fazem uns cigarros com um cheiro intenso e que nos deixam a viver nas nuvens. Mas, ainda assim, confio no meu raciocínio acerca da inconsciência.
Quanto à água-marinha é uma pedra preciosa da família do berilo e muito próxima da esmeralda. Tem dureza de 7,5-8 Mohs o que me parece bastante forte. A dureza duma pedra vai de 1 a 10 (diamante).
A água-marinha que me parece mais adequada às bodas do meu casamento é esta da fotografia. É uma pedra preciosa que ainda está a ser revelada e tem vindo a surgir do que a envolve.
5.9.11
Coelhinhas
De férias e de visita a uns amigos, decobrimos que tinham um casal de coelhos com duas ninhadas.
A primeira ninhada já andava à solta pelos campos. Sim, estes amigos apenas fizeram criação para a neta ver como eram os coelhos. E depois de crescidotes, os filhos fogem da coelheira para os campos.
Ali na zona à volta é mato. O mesmo mato por onde andam lebres, raposas (se as houver) e outros tantos animais selvagens. Também há a horta e as ervas que lhes irão servir de alimento no Inverno.
Voltando ao início. Trouxe umas coelhinhas lindas. De manhã andam à solta pelo jardim e a minha gatinha anda atrás delas para se divertir. São um mimo.
A primeira ninhada já andava à solta pelos campos. Sim, estes amigos apenas fizeram criação para a neta ver como eram os coelhos. E depois de crescidotes, os filhos fogem da coelheira para os campos.
Ali na zona à volta é mato. O mesmo mato por onde andam lebres, raposas (se as houver) e outros tantos animais selvagens. Também há a horta e as ervas que lhes irão servir de alimento no Inverno.
Voltando ao início. Trouxe umas coelhinhas lindas. De manhã andam à solta pelo jardim e a minha gatinha anda atrás delas para se divertir. São um mimo.
3.8.11
Trabalhos em curso
É incrível como as coisas se tornam próximas mesmo que estejam à distância de 3 horas de carro. Depois de encontrar a mesa anterior em Corroios, encontrei esta cadeira à beira do lixo no Algarve, quando ía a caminho da piscina com os miúdos.
Já a lixei e estive a arranjar as pernas que estavam muito mal coladas. Agora tenho de pintar mas ainda não sei de que cor será.
Já a lixei e estive a arranjar as pernas que estavam muito mal coladas. Agora tenho de pintar mas ainda não sei de que cor será.
Trabalhos em curso
Encontrei esta mesa à beira do lixo em Corroios. Os miúdos refilaram por eu a querer trazer, mas já se vão habituando. Estive esta manhã a lixá-la com lixa 320 para a madeira ficar macia. Estava bastante estragada e ainda há partes onde a madeira inchou e arqueou e eu não consigo arranjá-la porque não sei de marcenaria e apenas tenho alguns apetrechos para tratar a madeira. Comecei a pintá-la depois do almoço e já secou a 1ª demão. Reparei que deveria ter tapado algumas junções para ficar com melhor aspecto, logo se verá se tapo antes de aplicar a 2ª demão.
Relógio
Este relógio foi, em tempos, um relógio de cozinha, pintado a azul e com motivos em flores. Usei-o bastantes anos para me orientar com as horas enquanto cozinhava.
Agora resolvi arranjá-lo para o quarto das miúdas. Pintei-o, revesti o mostrador com papel lavável autocolante, colei alguns motivos que retirei dum calendário de 2008 da Sarah Kay e pintei os números com caneta de acetato azul.
Adoro o relógio. Na altura em que o comprei foi baratíssimo e ainda funciona.
Agora resolvi arranjá-lo para o quarto das miúdas. Pintei-o, revesti o mostrador com papel lavável autocolante, colei alguns motivos que retirei dum calendário de 2008 da Sarah Kay e pintei os números com caneta de acetato azul.
Adoro o relógio. Na altura em que o comprei foi baratíssimo e ainda funciona.
12.7.11
Bolsas novas
Estas bolsas já estão terminadas há muito tempo mas só agora me apeteceu partilhá-las aqui.
Já foram à feira de Antiguidades e Artesanato do Seixal.
As mais pequenas têm 12 cm * 15 cm as maiores têm 35 cm * 45 cm.
Posso enviá-las e estão à venda. As mais pequenas são 10 € e as maiores são 30€.
Quem estiver interessado deixe um comentário.
Linha Geo
Linha Natur
Já foram à feira de Antiguidades e Artesanato do Seixal.
As mais pequenas têm 12 cm * 15 cm as maiores têm 35 cm * 45 cm.
Posso enviá-las e estão à venda. As mais pequenas são 10 € e as maiores são 30€.
Quem estiver interessado deixe um comentário.
Linha Geo
Linha Natur
1.6.11
Dia dos meus queridos
Não podia deixar passar este dia.
Normalmente não ofereço prendas. É bastante mais fácil do que comemorar doutras formas.
Hoje comecei o dia com queques com pepitas de chocolate. Comprei as pepitas na Biocoop avulso: estavam numa saca e abasteci-me. Os meu filhos ficaram contentes de comer, ao pequeno almoço, uma gulodice com chocolate. É uma coisa rara, com excepção de cereais de chocolate de pequeno-almoço quando o rei faz anos.
Para o jantar vou preparar o que eles mais gostam: pizzas. E, para acompanhar, saladinha mista de alface, tomate, pepino, rebentos de ervilha e cebola. O meu único problema: eles são 4 e têm desde os 7 aos 17 anos. Resultado: fazer pizzas para encherem a barriga vai dar muito trabalho.
Fotos? Talvez se for a tempo de fotografar as pizzas antes deles as comerem. A ver vamos.
Normalmente não ofereço prendas. É bastante mais fácil do que comemorar doutras formas.
Hoje comecei o dia com queques com pepitas de chocolate. Comprei as pepitas na Biocoop avulso: estavam numa saca e abasteci-me. Os meu filhos ficaram contentes de comer, ao pequeno almoço, uma gulodice com chocolate. É uma coisa rara, com excepção de cereais de chocolate de pequeno-almoço quando o rei faz anos.
Para o jantar vou preparar o que eles mais gostam: pizzas. E, para acompanhar, saladinha mista de alface, tomate, pepino, rebentos de ervilha e cebola. O meu único problema: eles são 4 e têm desde os 7 aos 17 anos. Resultado: fazer pizzas para encherem a barriga vai dar muito trabalho.
Fotos? Talvez se for a tempo de fotografar as pizzas antes deles as comerem. A ver vamos.
19.5.11
Construções em palha
Construir em palha é um dos métodos mais económicos e a casa fica bastante confortável. É uma forma de usar o que está destinado ao lixo ou não pode ser consumido.
A palha provém de qualquer cereal: trigo, cevada, aveia, depois de estar amadurecido e ter sido colhido e retirada a semente. Para quem esteja interessado em mais pormenores- clica aqui.
Mas aqui ficam alguns exemplos.
A palha provém de qualquer cereal: trigo, cevada, aveia, depois de estar amadurecido e ter sido colhido e retirada a semente. Para quem esteja interessado em mais pormenores- clica aqui.
Mas aqui ficam alguns exemplos.
Um dia ainda hei-de construir, no campo, uma assim para mim.
16.5.11
Bolsas e malas
Tenha andado ocupada com o estudo e a confecçao de bolsas e malas em feltro.
Não são fantásticas as cores tendência para este ano?
Não são fantásticas as cores tendência para este ano?
Não lhes resisti e corri a compar o feltro nas mesmas cores, ainda sem ter muitas ideias.
Depois de ver algumas flores e desenhos geométricos, aqui decidi-me.
Para já existem algumas bolsas e malas quase prontas, como podem ver.
7.5.11
Calças
Depois de pouco uso as calças rasgam-se.
Não, não é ela que é maria-rapaz, é a ganga que é de má qualidade apesar de ser duma loja conceituada.
O que fazer?
Arranjei-as mas já sei que ela não as vai vestir.
Ofereço a quem gostar . São para 4-5 anos.
Não, não é ela que é maria-rapaz, é a ganga que é de má qualidade apesar de ser duma loja conceituada.
O que fazer?
Arranjei-as mas já sei que ela não as vai vestir.
Ofereço a quem gostar . São para 4-5 anos.
2.5.11
Dia da mãe.
| Carta e desenho da Sofia, 7 anos. |
Mãezinha querida és muito boazinha, linda e amorosa.
Eu adoro-te quando tu me dás miminhos.
És a pessoa mais importante da minha família.
Se tu fosses uma flor serias uma papoila, iria tratar-te muito, muito bem e iria adorar-te.
Estou muito melhor ao teu lado porque tu tratas-me muito bem como se eu fosse o teu trevo da sorte.
Tu para mim és o meu anjo e o meu coração.
Beijinhos da tua filha Sofia.
P.S.: Digam lá se não é uma ternura esta miúda. É um mimo, é o meu trevo da sorte. Uns dias antes disse que tinha uma prenda para mim com um texto. Perguntei-lhe o que dizia lá e ela: "digo que às vezes és má pra mim" Fiquei a tremer. Que alívio esta carta que recebi. Ainda teve mais efeito por causa do choque do dia anterior. Esta miúda vai trabalhar para o marketing ou para a política.
Férias da Páscoa
Os primeiros dias das férias foram passados a descansar, em entrevistas de emprego e a fazer bolos e petiscos para as crianças. Depois foi rumar ao campo. Neste caso o Algarve.
No meio da natureza, dos animais e das plantas é bom saborear estes dias de Primavera. Tudo floresce, há frutos novos nas árvores, flores em todo o lado e as ervas do campo ainda estão verdes e viçosas. O ar é fresco, as ribeiras estão cheias de água e a terra está molhada. Reina a natureza em todo o lado. Mesmo o asfalto tem a frescura da chuva que vai caindo aqui e ali.
Nas gavetas da casa ainda se guardam as lembranças de um Verão bem passado juntamente com as bolsinhas, bordadas à mão, com os necessaires para os dias. Lembram que os dias de calor escaldante estão quase a chegar e é preciso saborear a frescura da Primavera que depois faz falta.
No meio da natureza, dos animais e das plantas é bom saborear estes dias de Primavera. Tudo floresce, há frutos novos nas árvores, flores em todo o lado e as ervas do campo ainda estão verdes e viçosas. O ar é fresco, as ribeiras estão cheias de água e a terra está molhada. Reina a natureza em todo o lado. Mesmo o asfalto tem a frescura da chuva que vai caindo aqui e ali.
Nas gavetas da casa ainda se guardam as lembranças de um Verão bem passado juntamente com as bolsinhas, bordadas à mão, com os necessaires para os dias. Lembram que os dias de calor escaldante estão quase a chegar e é preciso saborear a frescura da Primavera que depois faz falta.
Notícias do banco
Este banco, como já tinha antes mencionado, apanhei-o no lixo.
Não sabia muito bem o que havia de fazer com ele. Tinha ideia de o forrar com tecidos de padrões variados mas acabei por escolher algo muito simples.
Gosto imenso dele agora. Tem uma cor mágica e alegre. Fica bem em todo o lado por ser muito colorido.
Não costumo gostar de amarelo mas este tom é menos desmaiado e mais vibrante do que o amarelo habitual.
Não sabia muito bem o que havia de fazer com ele. Tinha ideia de o forrar com tecidos de padrões variados mas acabei por escolher algo muito simples.
Gosto imenso dele agora. Tem uma cor mágica e alegre. Fica bem em todo o lado por ser muito colorido.
Não costumo gostar de amarelo mas este tom é menos desmaiado e mais vibrante do que o amarelo habitual.
20.4.11
Cágado
Esta é o cágado que trouxemos no Verão duma ribeira no Algarve. Tem crescido neste jardim fechado onde se sente à vontade. Tem um lago para se refrescar e comida a potes. Nos meses frios tem estado escondido debaixo de folhas onde fica por vários dias.Há pouco tempo começou a deixar-se ver novamente. Como tem estado bom tempo presumo que não precisa de estar escondido a hibernar.

Subscrever:
Mensagens (Atom)








