19.4.13

Mamã especialista

A minha mãe tem 86 anos e soube há cerca de 6 meses que tem insuficiência renal. Vimos o valores nas análises, vimos os resultados das ecografias e lemos tudo o que podíamos na internet acerca do assunto. Resultado: ficámos confusas.

Resolvemos que o melhor era consultar um especialista alimentar macrobiótico. A proposta foi feita à minha mãe, que também queria fazer uma dieta, e rumámos ao especialista que também é amigo meu. Bem, saímos de lá com uma dieta para a condição da minha mãe: cortar o sal completamente, não comer carnes,  cortar no açúcar processado, comer apenas uma colher de sopa de leguminosas por refeição, não comer laranjas nem beber sumo de laranja, não consumir lacticínios, comer apenas fruta cozinhada, comer cereais integrais,  comer grande variedade de vegetais, evitar as especiarias mas condimentar com ervas frescas e por aí. Posso dizer que a minha mãe começou a dieta com afinco, esperançada de que a função renal ía melhorar ou, pelo menos, que não ía piorar. Começou a dieta e continuou-a, embora com algumas queixas porque a comida não tinha sal e porque tinha saudades do sabor do leite e porque nem sempre a comida lhe sabia bem. Mas ao fim de algum tempo deixou de se queixar.

Também foi aconselhada a dar passeios diários de meia-hora, coisa que ela faz sempre, menos nos dias em que chove. Sobe sempre ao centro da cidade, todos os dias à tarde, e aproveita e faz uma ou outra compra.

 Hoje dei-me conta de duas grandes verdades. Uma delas é que a minha mãe se tornou uma especialista em croquetes. Sabe qual o melhor croquete da cidade, qual o café ou pastelaria onde se vende, quais as diferenças entre os croquetes das várias pastelarias. A outra verdade é que agora sei porque é que ela deixou de se queixar da dieta.


Sem comentários: