6.5.12

Mamã

Hoje já é o dia da mãe.

O que me toma mais tempo, neste últimos dias, são a minha mãe e a minha gata.

A minha mãe tem estado doente e tenho estado bastante tempo com ela em consultas, em urgências e em exames. Os piores momentos já passaram e ela pode respira de alívio. Está com um humor óptimo, ri-se dela própria, das incapacidades que por agora adquiriu e vai levando os dias duma forma muito alegre e bem-disposta.

Foi sempre uma lutadora, sempre. Ficou sem a mãe aos 12 anos, no momento em que precisamos mais dos conselhos das nossas mães. Ficou com um pai demasiado agressivo e austero. Acabou por sair de casa com o irmão a caminho da casa duma tia que os acolheu depois de repetidas vezes lhes ter oferecido guarida.  Teve um casamento feliz, com um homem brando e agradável que a estimou. Mas perdeu-o. E viu-se com 3 filhas menores, em plena adolescência, para criar e educar. Nunca baixou os braços. Tinha dois empregos para conseguir suprir todas as necessidades da família. Um fora de casa e outro em casa, como modista. Conseguiu cumprir os seus próprios objectivos. Tem agora 85 anos e, até agora, tem continuado a trabalhar em costura, é autónoma, tem a cabeça lúcida, faz as suas compras e as suas arrumações em casa, anda bastante todos os dias e ainda borda toalhas a ponto cruz para oferecer às netas. Enfim, tem sido sempre um exemplo de força.

 A minha gata também tem demonstrado ser uma lutadora. Tem apenas 10 meses e teve uma ninhada com 6 gatinhos. São tantos que lhe fizeram uma ferida na barriga de tanto fuçarem e arranharem. Separei os gatinhos em dois caixotinhos para ela ter menos fricção na ferida. Mas ela, assim que pode, transfere os gatinhos para um único sítio. O resultado é que a barriga, que estava a melhorar, está cada vez pior. Neste momento só consegue estar meio minuto com um único gatinho o que não é o suficiente para ele ser amamentado. No entanto, continua a querer estar com eles e a forçar . Mas, devido à dor, tem de desistir. Mas apenas desiste por um pequeno momento. Assim que os ouve a miar corre para estar com eles. Por tudo isto, também a considero uma lutadora.



Espero que um dia os meus filhos olhem para mim e vejam uma lutadora, alguém que nunca desiste da vida e da luta. E isto é ser mãe.


Feliz dia da mãe para todas as mulheres.

1 comentário:

Flor de Lisboa disse...

historias cheias de emoções que já me fizeram lagrimas!
ser Mae sem duvida é ser uma lutadora!