28.9.11

Plástico

Ontem vi um documentário acerca dos plásticos nos oceanos.
Fiquei pasmada. Já calculava que existia muito plástico a boiar nos oceanos. Alguns porque são atirados dos barcos de passageiros e mercadorias. Mas há muitos que vão parar aos oceanos através dos rios (?) ou dos esgotos.
Vi animais com pequenos pedaços de plástico no seu interior. Alguns peixes apresentavam pedaços que não saíam, algumas medusas tinham fios de pesca e pedaços de plástico agarrados que as impediam de se movimentar com a ligeireza anterior.
Isto já é muito mau. E para além disso foram apresentados resultados de estudos acerca de alguns químicos utilizados na composição do plástico e que têm efeitos sobre os humanos. As garrafas de água que consumimos não estão livres de ftalatos. Este químico é utilizado para tornar o plástico mais maleável e, como não se liga facilmente ao mesmo, é libertado para os fluidos.
Os ftalatos são desreguladores endócrinos e fazem aumentar o nível de estrogénio. O estrogénio é uma hormona que permite que se desenvolvam todas as características femininas. No caso duma mulher grávida dum bebé do sexo masculino, o excesso de estrogénio terá implicações ao nível do desenvolvimento dos órgãos masculinos.
Os resultados dum estudo apresentado no documentário mostram que os filhos rapazes de mulheres com ftalatos no sangue apresentaram problemas ao nível dos órgãos reprodutores: menor tamanho do pénis e testículos não descidos para o escroto.

Mas muito mais há para dizer já que encontrei vários estudos numa pesquisa rápida na net.
Para quem estiver interessado seguem-se alguns links de estudos.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422007000300027&script=sci_arttext
http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n3/26.pdf
http://www.cib.csic.es/en/detalle_linea_investigacion.php?idlinea_investigacion=106



Sem comentários: