6.9.11

Bodas de cretone ou água-marinha

Ontem fez 19 anos que me casei.
Comemorei as bodas de cretone ou água-marinha.

O cretone é uma espécie de pano encorpado e forte, de linho ou algodão, com urdidura feita de cânhamo. A urdidura é a base construída no tear na qual depois se vai construindo o tecido.

A escolha de cretone para as bodas de 19 anos pode significar muita coisa.
O cretone é um tecido forte como o é um casamento de 19 anos que atinge, nesta altura, a naturalidade do algodão com um suporte bem forte de cânhamo. Aqui desvio-me e ponho-me a pensar se isso não significa alguma dose de inconsciência. Sim, sei que a variedade de cânhamo para o fabrico de tecidos não é a mesma a partir da qual se  fazem uns cigarros com um cheiro intenso e que nos deixam a viver nas nuvens. Mas, ainda assim, confio no meu raciocínio acerca da inconsciência.





Quanto à água-marinha é uma pedra preciosa da família do berilo e muito próxima da esmeralda. Tem dureza de 7,5-8 Mohs o que me parece bastante forte. A dureza duma pedra vai de 1  a 10 (diamante).
A água-marinha que me parece mais adequada às bodas do meu casamento é esta da fotografia. É uma pedra preciosa que ainda está a ser revelada e tem vindo a surgir do que a envolve.

Sem comentários: