3.1.13

Clutch

Adoro tecido escocês.
Este era duma saia da minha filha mais velha, quando tinha uns 6 anos. A minha filha mais nova ainda a vestiu e agora já não é de ninguém e não pode ficar a ocupar espaço cá em casa. Ainda pensei oferecer a saia mas gosto tanto do padrão que não consegui.

Primeiro desmanchei-a para poder ter uma ideia do que podia fazer com ela. Fiz várias experiências com o tecido e fiquei rapidamente com uma ideia mais precisa do tipo de mala que podia realizar.

Então, hoje, estive algumas horas a tratar de todos os pormenores depois de ter comprado todos (quase) os materiais que precisava.

Fiz algumas pesquisas na net acerca da forma como podia endurecer um pouco o tecido. Podia colocar  papel de poster ou plástico ou, mesmo, pasta de enchimento. Optei por arranjar uma mica velha dum plástico mais grosso que o habitual. É uma boa forma de reutilizar materiais que doutra forma iriam para o lixo.No fim não gostei do resultado e acabei por não a usar. Para além disso não consegui coser à máquina e abandonei a ideia do plástico, optando antes por colocar entretela autocolante que comprei numa retrosaria.

Aqui vão todos os passos para confeccionar uma bolsa clutch em tecido.

1- Desmanchar e engomar


2-Cortar a medida certa, deixando margem para as costuras. Usei um rectângulo de 23cm por 30cm.


3-Cortar a medida exacta para o forro e para a entretela. Engomar a entretela juntamente com o forro para que colem.

4- Pregar o forro (já com a entretela colada) ao tecido apenas num dos lados de 30 cm. Pregar, tendo o cuidado de colocar ambos os tecidos de frente um para o outro. Este lado que ficará pregado, será a abertura da mala.
5- Coser à máquina. 


6- Abrir as costuras cm a ajuda do ferro quente, de forma a ter uma costura perfeita.


7- Unir o tecido com o tecido e o forro com o forro, frente a frente. Coser à máquina. No forro, o lado mais largo (30 cm) não deve ser cosido para depois se poder voltar a mala do direito.

8- Virar do direito e unir o lado do forro que não se coseu, voltando para dentro as pontas. Coser à máquina à beira.

9-Aplicar a tira da fivela, que foi aproveitada da saia.

10- Está quase pronta. Digo quase porque falta colocar uma mola para que a mala possa ficar fechada.