20.11.12

Bodas de casamento

Encontrei na Marie Claire Ideias, na revista em papel nº56 de 2005, uma lista das bodas de casamento que partilho para quem estiver interessado. No entanto, encontrei num blog uma lista um pouco diferente.

1 ano- bodas de algodão
2 anos- bodas de couro
3 anos- bodas de trigo
4 anos- bodas de cera
5 anos- bodas de madeira
6 anos- bodas de chipre*
7 anos- bodas de lã
8 anos- bodas de papoila
9 anos- bodas de faiança
10 anos- bodas de estanho


11 anos- bodas de coral
12 anos- bodas de seda
13 anos- bodas de lírio do vale
14 anos- bodas de chumbo
15 anos- bodas de cristal
16 anos- bodas de safira
17 anos- bodas de rosa
18 anos- bodas de turquesa
19 anos- bodas de cretone
20 anos- bodas de porcelana


21 anos- bodas de opala
22 anos- bodas de bronze
23 anos – bodas de berílio
24 anos- bodas de cetim
25 anos- bodas de prata
26 anos- bodas de jade
27 anos- bodas de mogno
28 anos- bodas de níquel
29 anos- bodas de veludo
30 anos- bodas de pérola


31 anos- bodas de carneira (pele)
32 anos- bodas de cobre
33 anos- bodas de pórfiro **
34 anos- bodas de âmbar
35 anos- bodas de rubi
36 anos- bodas de musselina
37 anos- bodas de papel
38 anos- bodas de mercúrio
39 anos- bodas de crepe
40 anos -bodas de esmeralda
41 anos- bodas de ferro


42 anos- bodas de nacre ***
43 anos- bodas de flanela
44 anos- bodas de topázio
45 anos- bodas de prata dourada
46 anos- bodas de lavanda
47 anos- bodas de caxemira
48 anos- bodas de ametista
49 anos- bodas de cedro
50 anos- bodas de ouro

55 anos- bodas de orquídea
60 anos- bodas de diamante
65 anos- bodas de jacarandá

 

Notas:
*- penso tratar-se de pó-de-chipre ou almíscar.
**- http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3rfiro
***- http://en.wikipedia.org/wiki/Nacre

19.11.12

A não perder

 



No mês de Dezembro, dos dias 1 a 9, vai decorrer o 1º Ciclo de Construção Natural em Sintra.
Entre outras coisas, aprende-se estruturas de madeira, fundações e embasamentos, tabique rebocado.
Todo o programa engloba várias actividades, pequeno-almoço, almoço e jantar e palestras, filmes e tertúlias a partir das 21:30. Uma semana inteira por 100€ ou 20€ por cada módulo.

Visitem a página em http://quintadoluzio.wordpress.com/construcaonatural/

13.11.12

Re-start

Cansei-me da imagem do blog.

Já não me dava muito prazer visitá-lo, não me identificava com as cores e achei que o link de apoio ao Japão, a propósito da calamidade, já não era adequado. Retirei-o simplesmente, sem dramas.

Esta leveza que sinto agora no design novo inspira-me a ideias claras e límpidas. Talvez por sentir assim as minhas ideias e o meu espírito é que senti esta necessidade de mudança. A propósito de espírito tenho andado a ler um livro dum tal Howard Cutler acerca do Dalai Lama. O livro intitula-se Um guia para a vida. Penso que a leitura me permitiu organizar algumas ideias. O que acho mais interessante é a escrita me ter parecido tão próxima e não tenho largado o livro. Já ia a meio do livro quando prestei atenção ao facto do autor dizer que é psiquiatra e, ainda mais à frente, mencionar Viktor Frankl. Às vezes sou tão despassarada!

O livro fala dos ensinamentos do budismo acerca da felicidade e o que fazer para a atingir. O autor descreve algumas conversas que foi tendo com o Dalai Lama e vai fazendo um contraponto com as teorias da psicologia e com algumas técnicas dos vários modelos de psicoterapia. Posso dizer que existem tantos pontos comuns. Por vezes, na história humana, é mesmo isto que se passa. Em pontos diferentes do planeta alguns humanos vão desenvolvendo teorias ou filosofias coincidentes apenas porque se debruçam e observam a natureza humana. A filosofia budista é muito mais antiga do que a psicologia, do que a psicanálise, do que as psicoterapias. Por isso, nalguns pontos divergentes, o budismo vai um pouco mais além. Bem, não me parece estar a ser justa. O que se passa é que os ensinamentos budistas congregam muitas das ideias e resultados de estudos que têm vindo a ser desenvolvidos por diversos autores dentro da psicologia. E o facto de congregar aspectos da neurologia com aspectos da psicoterapia cognitvo-comportamental ou da psicoterapia dinâmica dá-me a ideia de ir mais além.

Encontrei este livro na biblioteca perto da minha casa. Ou o livro encontrou-me a mim.
Quase quinzenalmente vou à biblioteca com a minha filha mais nova. Ou seja, entramos na biblioteca. Passamos lá todos os dias nas nossas viagens entre casa e escola mas raramente entramos: esquecemos o livro ou o filme para trocar. Por isso acabamos por fazer visitas quinzenais. Quando lá vou trago sempre qualquer coisa para mim. Mas, depois de olhar para as várias prateleiras com livros, acabo por apanhar um livro que esteja na mesa, mesmo à entrada, e que me tenha captado a atenção. Este livro que ando agora a ler também estava nessa mesma mesa à entrada. Começo a pensar que algum livro ali me espera. Quando terminar este veremos o que  a sorte me traz.

Até lá tenho o espírito límpido e claro.

12.11.12

Bolo depois das oito

Noutro bolo feito para um dos aniversários cá de casa, resolvi fazer uma brincadeira. Tratava-se dum bolo revestido a creme de chocolate. Tinha um ar delicioso. Coloquei no bolo um cartaz em papel, preso em palitos, e que dizia: "Depois das oito". Era suposto ser um enigma. Mas a primeira pessoa que se manifestou foi a minha filha de 9 anos que, muito zangada, me perguntou porque só podíamos comer o bolo depois das oito horas.Chamou-me má mas sossegou quando lhe expliquei que era um enigma e que o bolo só podia ser aberto depois de resolverem o enigma do nome. A festa começou, os convidados foram aparecendo e todos estavam impacientes para resolver o enigma. É claro que quem o decifrou se calou bem caladinho para os outros terem oportunidade de pensar. Esta foto mostra a fatia de bolo de chocolate e recheio de menta ou after-eight.

Bolos e bolos (novamente)

Parece que nos últimos tempo apenas publico bolos, bolsas e móveis recuperados.
Aqui ficam mais dois bolos. O primeiro é lime cake ou bolo de lima. Tirei a receita da net e experimentei fazer para um dos aniversários cá da família. Estava deliciosamente fresco. A massa é feita com sumo de lima e decora-se com glacé salpicada com raspa de casca de lima.



Trabalhos terminados

Tenho demorado em mostrar como ficaram alguns móveis que andei a recuperar.
Tinha encontrado uma cadeira no Algarve que já tinha mencionado antes mas agora posso mostrar como ficou. Gosto tanto dela que ficou no meu quarto. Não tem servido para nada, mas penso nela para ser usada um dia quando for velhinha e estiver doente: as visitas hão-de sentar-se nela. Foi lixada e tive de colar alguns pontos mais frágeis ou descolados. Depois foi pintada com duas demãos de tinta lilás.

O candeeiro ao canto também foi recuperado. Era um candeeiro que tinha sido duma tia-avó do meu marido. Da primeira vez que veio para nossa casa tratei dele mantendo o estado original: lixei suavemente e encerei. Entretanto mudei de casa e o candeeiro não se enquadrava na decoração que eu gosto para além de estar a precisar de tratamento. Optei por pintá-lo num tom de cinzento que me transmite calma, frescura e ambientes suaves. Como ainda não encontrei um abatjour que goste, optei por colocar por cima do antigo um tecido de seda preso com um laçarote. Acho que para já é um elemento de gozo e divertimento. Estou a falar do abatjour. É que cada vez que olho para ele dá-me vontade de rir. Estes elementos na decoração também fazem falta.



Podem ver, nas fotos em baixo, o antes e o depois da recuperação.