28.4.12

Bolo de chocolate e amoras selvagens do Algarve

Este bolo de chocolate é muito simples e fácil de fazer. Decorei-o com mascarpone batido com açúcar e recheei-o com iogurte de mirtilos e o creme que usei para a decoração.




Receita do bolo de chocolate

Para a massa
4 ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena de chocolate ou cacau em pó
1 chávena de óleo

Misturar todos os ingredientes. Adicionar aos poucos 1 chávena de água a ferver e continuar a bater até estarem bem misturados. Não costumo adicionar a totalidade da chávena de água.

Levar ao forno a 160º C durante aproximadamente 30 minutos ou experimentar espetar um palito, quando estiver seco é porque está pronto. Deixar arrefecer. Rechear e decorar com amoras ou mirtilos.

Cobertura

1 pacote de 1/2 kg de queijo mascarpone
açúcar em pó (glacê)
leite q.b.

Bater até estar bem desfeito. Ir adicionando algum leite para poder misturar melhor e para o mascarpone não ficar em pedaços grandes.

Recheio
1 iogurte de mirtilos

8.4.12

Almoço de Domingo de Páscoa

Hoje estive inspirada e os pratos foram aparecendo sem pensar neles com antecedência.

Pequei no cebolinho, lavei-o, cortei-o e salteei-o em óleo de sésamo tostado com uma pedra de sal. O tempero foi uma escolha momentânea: miso branco e raspa de casca de limão no final.


O arroz foi cozido simples com uma pitada de sal. As cenouras foram cozidas em água e sal e depois escorridas, temperadas com um fio de azeite, malte de trigo e alecrim e levei ao forno para glacear.

Os arrepiados de tofu foram fritos em óleo abundante. Fiz uma mistura de cenoura ralada, tofu esboroado, milho e cebola picada. Juntei um polme de farinha, água e ovo que juntei a mistura anterior.

A beterraba foi cozida em água e sal, escorrida e depois temperada com vinagre e sumo e casca de limão.

Arroz semi-integral cozido, cebolinho com miso doce e raspa de casca de limão, cenouras glaceadas com alecrim, arrepiados de tofu e beterraba piclada em limão.

Maçã assada com canela e malte de trigo com mousse suave de chocolate.
Adoro os meus pratos novos, oferecidos pela minha mãe no Natal.

5.4.12

Bolo da Primavera

Há muito tempo que não escrevo aqui.
Mas assim que fiz este bolo vi logo que tinha de a publicar.

A receita é um simples bolo que depois é recheado e decorado com um creme.
Como gosto muito de coisas fáceis, opto por trabalhar o mascarpone.
É um queijo que segue um processo semelhante às natas e ao iogurte, obtém-se através da acidificação da nata juntando ácido tártaro.E, como tal, sabe a natas.
Assim, é só juntar açúcar ou malte de trigo (para quem não quiser usar açúcar) e ficamos com uma excelente consistência para a decoração de bolos. Não é preciso bater muito tempo, como acontece com as natas para formar chantilly.

A lateral do bolo foi feita com o saco de pasteleiro equipado com um bico achatado, depois de ter sido barrado. Foi mais fácil do que pensava.

Nem é preciso dizer, mas estava delicioso.