29.3.11

Cenouras com sultanas

Cebolas às lâminas, cenouras às rodelas, sultanas, sal, raspa de casca de limão, óleo, vinagre de ameixa salgada.
Saltear levemente a cebola em óleo e juntar uma pitada de sal. Juntar as cenouras e continuar a saltear por 2 min. Juntar um pouco de água no fundo do tacho e as sultanas e deixar cozer em lume brando por 10 min. Temperar com o vinagre de ameixa (é ácido e salgado) e com a raspa do limão e servir de imediato.

28.3.11

Próximos trabalhos

Ainda em fase de estudo, a nova colecção de malas e bolsas está a ser preparada. Novidades aqui neste blog.



Mais um do baú

Este saco foi feito pelo meu filho e por mim para apresentar na escola. Tratava-se de angariar fundos com a venda de sacos ecológicos ou que apelassem a uma atitude ecológica.
A frase para o saco surgiu-nos num brainstormimg e adoro-a.

O futuro é agora é uma frase que mexe imenso comigo: para mim é uma frase imperativa que me obriga a agir imediatamente, impulsiona-me para a acção. Apesar de ansiosa, não sou uma pessoa de pressas. Ou seja, penso fazer algo, mas penso que posso fazer em qualquer altura...mais logo...amanhã...quando tiver mais tempo...quando não tiver mais nada para fazer...Enfim, uma série de desculpas para não fazer.

Às vezes sinto-me muito parada e, portanto, para me obrigar a agir prometo que amanhã vou escrever esta frase na parede à minha frente :)

Fui ao baú

Encontrei alguns trabalhos antigos que vale a pena partilhar e que gosto imenso.
Um desses trabalhos foi esta saia e o xaile feitos em lã, usando uma agulha de croché.
Para o xaile, fiz primeiro os quadrados um a um e depois uni -os. A saia foi feita por inteiro e a flor aplicada foi feita à parte.

Tocá Rufar

No Domingo lá fui assistir ao ensaio do grupo Tocá Rufar, cheguei atrasada e não achei boa ideia querer participar no ensaio ou sequer pedir para participar. Em qualquer altura posso iniciar. Para além do mais não sei se estou disponível para me apresentar todos os domingos às 9:30....custa sair de casa...é  dia da molengueira.

A manhã estava de sol envergonhado e chuviscos. Estava frio e, apesar de me sentir desconfortável, gostei de ver, ouvir e perceber como não é difícil fazer uma "banda" apenas com o bombo.

25.3.11

Bom fim de semana

Hoje é 6ª feira e amanhã posso dormir até mais tarde.
Domingo penso ir ao ensaio do grupo Tocá Rufar no Seixal.
É um grupo de tocadores de bombo, unicamente bombo. O som é fabuloso, mexe connosco...espero gostar muito.
 
O ensaio para iniciados é no domingo, das 9:30 às 11:00 e o endereço da página do grupo deixo aqui.

Foto da página da Câmara Municipal do Seixal

24.3.11

Caixas de charutos para casas de pássaros

Reutilizar, reutilizar, reutilizar...nem que seja depois de poluir os pulmões com cubanos.
As casinhas não foram pintadas por causa do cheiro. Mesmo a tinta acrílica (à base de água) tem algum cheiro que os pássaros podem não apreciar.
Os pássaros ainda não se deixaram cativar, mas assim que algum lá morar eu dou novidades.


23.3.11

Creme de abóbora

O creme de abóbora é apenas feito com abóbora, cebola, azeite e sal.  No final é liquidificado e servido com alga nori cortada às tirinhas ou salsa picada.



A alga nori é uma folha feita a partir de algas marinhas processadas e secas. A nori já é mencionada no Japão desde o séc. VIII, em forma de pasta, mas a folha só começou a ser elaborada no séc. XVII, no período Edo.

Bolsas - antes e depois

Comprei o feltro na loja "Arco-íris a metro" no Laranjeiro e depois foi imaginar formas e cores.
Mais tarde comprei os fechos a condizer.
As bolsinhas são de tamanho 15 × 12 e podem ser usadas para guardar documentos do carro, produtos de cosmética e de higiene pessoal, colares, etc.


22.3.11

Achados

Os meus achados da praia vêm nas marés e eu trago-os para casa na esperança de um dia fazer alguma coisa com eles. Guardo-os no meu sítio preferido da casa e, para já, decoram o espaço.





Bolsas

 By myself

O anjo

A fada, a preta e o anjo

A preta




21.3.11

Favas novas

Salada de favas, temperada com azeite virgem, vinagre de arroz, sal, alho e ervas do jardim (folhinas de aipo, hortelã, salsa e coentros). As favas foram cozinhadas apenas 10-15 minutos para não ficarem muito escuras e manterem o sabor fresco e primaveril.

Bok-choy

Bok-choy (Pac Choi, Poc Choi, Bok Choy) é um vegetal de folhas verdes e caules brancos e largos, rico em vitamina A e C e de sabor muito agradável.
Normalmente gosto de saltear ou guisar esta couve chinesa. Hoje fiz este guisado com cenoura, temperado no final com shoyu (molho de soja).

Primavera

Hoje é a primeira manhã de Primavera aqui neste reino.
A todos os que visitam este blog, desejos de uma estação encantada em que reine o pensamento positivo, as ideias criativas e o amor divertido.

by Manuel Pereira








20.3.11

Meia maratona de Lisboa

Hoje lá fui, a pedido do meu sogro, participar na meia maratona. Para mim e muitos outros tratou-se apenas duma mini maratona. O percurso era diferente e parece-me que eram apenas 7 km a andar. Muita gente participou, muita gente louca também (pela roupa divertida que levava, chapéus, balões). Para mim foi fácil de percorrer todo o caminho desde o Pragal até Belém passando pela ponte.



Adorei- a sensação de estar em cima da ponte a sentir a aragem, o barulho dos helicópteros e do combóio a passar e o fazer parte de um grupo de pessoas em movimento cada uma delas com um propósito seu. Gostei muito da tarifa grátis da Carris para os que participaram na maratona.

Não gostei- do lixo que as pessoas deixaram pelo chão sem necessidade porque todas levavam uma mochila ou um saco. Também não gostei da atitude da Transtejo que, para além de não ter implementado a tarifa grátis para aos participantes, ainda manteve os horários normais dos barcos. Em Belém os barcos apenas saíam de hora a hora e as filas para comprar bilhete eram de perder a paciência. No Cais do Sodré apenas funcionavam 50% das máquinas de bilhetes.

Dia do pai

Ontem fiz um jantar especial para o dia do pai. Frango assado, puré de batata doce e maçã, arroz e salada.


O frango foi barrado com uma pasta feita com 1 colher de sopa de margarina, salsa picada, 1 dente de alho e 1 colher de chá de sal. Vai depois ao forno até estar corado, altura em que se vira o frango para corar nas costas (mais ao menos 1 hora no total).

19.3.11

Depois das minhas tentativas falhadas de fotografar o jardim, o meu filho pegou na sua máquina fotográfica HD e tirou umas fotos magníficas.

O morango mais delicioso do jardim.

A flor de um possível morango.

O único limão do jardim.

Mala

Mala em tecido, fabrico by myself, com aplicação e bolso interior em tecido florido.




Banco


Adoro apanhar móveis que os outros não querem. Adoro tudo o que é verdadeiramente grátis: presentes, vegetais da horta, frutas do pomar, flores selvagens... E há uma infinidade de coisas por aí à solta: prontas para serem cuidadas, comidas, tratadas e usadas.





Este banco é uma dessas coisas. Apanhei-o ao lado do caixote do lixo depois de um jantar com amigos. Há muitas ideias que bailam na minha cabeça mas ainda não me decidi.

Aceito sugestões para a recuperação deste banco.

18.3.11

Equinócio




A Primavera começa a 20 de Março, às 23:21h, de acordo com o departamento de aplicações astronómicas do Observatório naval dos Estados Unidos.

Para o ano de 2011 segue-se a informação:
2011 2011 Perihelion Jan 3 19 Equinoxes Mar 20 23 21 Sept 23 09 05 Aphelion July 4 15 Solstices June 21 17 16 Dec 22 05 30
O equinócio é o momento do ano em que o dia e a noite têm a mesma duração. Ou seja, 12 horas exactas.